INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM CAMPO PARA A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Danielli Cossul, Liane Mahlmann Kipper, Brunno José Fagundes, Rejane Frozza

Resumo


O processo de globalização é responsável pelo aumento do fluxo de informação, não se limitando pela existência de fronteiras. Também é responsável pelo surgimento de uma economia de teor global que valoriza muito mais o conhecimento das empresas e proporciona um leque maior de oportunidades de negócios. Neste aspecto, considera-se o compartilhamento de informações como o agente desencadeador da inevitabilidade de empresas disporem de meios que aumentem o alcance de recebimento e de busca de informações, para que permaneçam ou conquistem o caminho para o sucesso. Desta forma, o projeto de pesquisa “O uso da Gestão por Processos baseada em uma Abordagem Sistêmica no Gerenciamento das Organizações – fase 03” objetiva, com este trabalho, compreender como as redes de aprendizagem inteligentes podem otimizar processos de aprendizagem organizacional, enfatizando a gestão do conhecimento como meio para a representação e transformação das informações disponíveis em conhecimento explícito. Para a realização da pesquisa, adotou-se como método a explanação visual das ideias – esquema de ideias e a busca por referencial bibliográfico que contempla os temas Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial, atrelados à Aprendizagem Organizacional; e a realização de bibliometria a partir de buscas na base de dados Scopus. Para a pesquisa na base de dados foram utilizadas as seguintes palavras chave: Artificial Intelligence, Knowledge Management, Organizational Learning e Learning Networks. Como resultados alcançados, cita-se: 1) um quadro bibliométrico quantitativo de artigos encontrados; 2) a observação a respeito da escassez de material que contemple a correlação das palavras-chave Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional e Inteligência Artificial em conjunto; 3) e seis suposições sobre aspectos que podem ser observados por gestores a partir da implementação de Redes de Aprendizagem Inteligentes e Ambientes Virtuais, aos contextos Organizacionais. Dentre estas suposições, destacam-se as seguintes: alcançar e/ou dominar um grande espaço geográfico, para propagar atividades de pensamento puramente publicitário, através da aplicação do Conhecimento adquirido; ultrapassar barreiras de teor geográfico, com auxílio das redes de aprendizagem inteligentes e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem como meio de compartilhamento de conhecimento; facilitar e otimizar processos de gestão, tornando a empresa mais flexível e ágil perante situações determinadas e indeterminadas, concretizando a implantação da Gestão do Conhecimentos nas Organizações. Conclui-se, a partir desta pesquisa, que o processo de implementação das técnicas de Gestão do Conhecimento inicia no interior de cada Organização e pode ser ampliado através do compartilhamento de experiências advindas de outras Organizações parceiras, favorecendo-as. Assim, as seis suposições apresentadas pretendem orientar gestores na busca por estratégias de melhorias para suas Organizações, com as possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial. Contudo, os caminhos para alcançar o eficaz emprego da Inteligência Artificial aos processos de Gestão Organizacional ainda precisam evoluir para atingir resultados satisfatórios.

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