O DESIGN THINKING COM FOCO NA PROTOTIPAGEM COMO PROMOTOR DE MELHORIA NA SALA DE ESPERA DO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DA UNISC

Andreia Madalena de Jesus, Marcus Vinicius Castro Witczak, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


A abordagem do Design Thinking (DT) tem por finalidade empreender diferentes possibilidades na geração de inovação e criatividade para as organizações e serviços públicos de saúde por meio da promoção da empatia e do foco no usuário, a essência do seu processo está no pensamento de design e no trabalho centrado no cidadão. Esta metodologia é composta por várias fases para a criação de ideias inovadoras e da verificação de sua usabilidade. Executadas as diferentes etapas, chega-se na última fase denominada prototipagem, esta que vem se consolidando cada vez mais na área dos setores públicos, visando uma maior satisfação do indivíduo e melhor efetividade do prestador do serviço. Partindo disso, esta pesquisa tem por objetivo apresentar a prototipagem em um contexto mais amplo na abordagem do DT, suas ferramentas e aplicabilidades, através dos conceitos emergentes da revisão sistemática da literatura sendo esta a base teórico metodológica para a intervenção na melhoria das atividades existentes na Sala de Espera do Serviço de Reabilitação Física (SRFis) da UNISC, buscando melhorar a qualidade do trabalho prestado dentro de uma proposta humanizada e acolhedora de atendimento. A abordagem metodológica da pesquisa é exploratória, a mesma embasou-se em um conjunto de ferramentas do Design Thinking para chegar até o modelo representacional, o protótipo, sendo esta seguida pelo “Double Diamond” (duplo diamante), este modelo divide-se em quatro fases: pesquisa, análise, ideação e prototipagem. Como resultado da revisão sistemática da literatura encontrou-se 79 artigos científicos que estavam de acordo com os critérios estabelecidos pelos autores, porém foi necessário fazer uma classificação de acordo com os métodos considerados de maior relevância. Sendo assim, através dos títulos dos mesmos foram escolhidos 64, após a compreensão do resumo de cada, foram designados 30, e para finalizar esta procura, foi efetuada a leitura completa de todos, totalizando em 10 artigos que ofereceram informações para alcançar os seguintes objetivos: selecionar conceitos de prototipagem, suas ferramentas e aplicabilidades, buscar exemplos de ações e intervenções em Salas de Espera, beneficiando os usuários e possibilitando um atendimento acolhedor e humanizado. A partir da utilização das ferramentas do Design Thinking, tal processo foi fundamental para que se reconhecessem as facilidades percebidas e as dificuldades vivenciadas pela equipe e pelos usuários, possibilitando pensar em alternativas neste Serviço, fazendo uma reorganização do local, transformação possível de uma sala de aula para um espaço acolhedor, com distribuição da equipe entre os usuários e um ambiente com brinquedos para que as crianças também tenham um lugar inovador. Concluindo esta pesquisa, verifica-se que além dessas ideias geradas é necessário ser estudadas novas possibilidades para melhorar ainda mais o serviço, como por exemplo, uma divisão mais racional das tarefas com delimitação clara dos papéis, realização de uma entrevista Pit com todos os participantes da equipe que colaboraram naquele dia para avaliação e sugestões de melhorias e também uma maior interação com as prefeituras para uma melhor relação entre usuário e seu tempo de espera no SRFis.


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