ALÉM DAS FRONTEIRAS: INTERNACIONALIZAÇÃO, PROCESSO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM

Cassia Fernanda Bauermann, Guilherme Mocelin, Jéssika Frantz, Francieli Ester Muller, Maria Luisa Panisello Chavarria, Analidia Rodolpho Petry

Resumo


Os avanços tecnológicos e a globalização são os motivadores das necessidades atuais do campo universitário, o qual necessita ofertar muito além de aprendizado em sala de aula. As demandas socioculturais estão cada vez mais crescentes, e devem aproximar cada vez mais estados e países, bem como, ampliam as necessidades de aprimoramento dos docentes e acadêmicos, visto que, a diversidade se faz presente nos mais distintos campos do aprendizado e da formação. Neste viés a internacionalização surge na Europa no ano de 1945, após a destruição de diversos países devido a Segunda Guerra Mundial, desde então, encontra-se nas pautas governamentais, visto a importância do ensino e aprendizagem globalizada. Esta, abre caminhos promissores, tanto para a academia quanto para a carreira profissional, fator esse, que motiva os estudantes a conhecer e conviver em meio a outras realidades e culturas. O aprendizado por meio do intercâmbio é importante em todas as áreas do conhecimento, não se diferindo na saúde, sendo possível conhecer realidades epidemiológicas, culturais e sociais de outros países, do mesmo modo que, permite averiguar a atuação e o posicionamento do enfermeiro em meio a uma equipe multiprofissional. Este relato objetiva descrever o intercâmbio de uma docente de enfermagem da Universidad Rovira I Virgille, Tortosa – Catalunha, Espanha, em visita a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, pontuando as experiências mútuas – bolsistas e docentes – e as trocas de conhecimentos. Como metodologia, este trabalho se propõem a realizar um relato de experiências a partir das atividades desenvolvidas pela docente espanhola, havendo interlocução com estudantes da graduação e do Strictu Sensu da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Durante o período de 30 dias, os bolsistas do projeto de pesquisa intitulado “Gênero e Biotecnologias: Interfaces entre discursos e instituições na formação de alunos dos cursos da área da saúde”, vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS), acompanharam as atividades da docente que compreenderam ministrar aulas sobre a temática de gênero e biotecnologia aos cursos de graduação e pós-graduação. Assim como, participar de reuniões gerais com o grupo de pesquisa, a fim de compreender a articulação das pesquisas brasileiras em relação às espanholas. Em sua visita participou ativamente da análise parcial dos dados obtidos da pesquisa descrita acima, que é desenvolvida em parceria pelas duas instituições universitárias. Após a reflexão em relação a estada da docente espanhola, o grupo de pesquisa considerou que as atividades proporcionaram uma intensa troca de experiências para todos os envolvidos, pois as atividades como palestras, aulas, reuniões, análise dos dados, ampliaram as discussões em relação a diversos aspectos principalmente os relacionados à profissão, a cultura, e ao idioma. Cabe ressaltar que também foi possível ampliar conhecimentos em relação à política, economia e principalmente os relacionados as políticas públicas de saúde direcionadas a violência de gênero, no contexto da Catalunha. Os encontros viabilizaram uma intensa troca entre discentes e docentes, que abriram possibilidades para novos intercâmbios.


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