REFORMA CURRICULAR, EDUCAÇÃO INTEGRAL E ENSINO MÉDIO NO EIXO ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS ANAIS DA ANPED NACIONAL (2008-2017)

Marcelly Machado Cruz, Ana Paula Benetti Machado, Éder da Silva Silveira

Resumo


O projeto de pesquisa “Narrativas sobre políticas e experiências de Ensino Médio de Tempo Integral na América Latina”, em desenvolvimento na Universidade de Santa Cruz – UNISC circula entre os campos da História da Educação e das Políticas Educacionais Curriculares. De uma forma ampla, o projeto objetiva compreender o processo de formulação das reformas curriculares no contexto da América Latina contemporânea, problematizando-as através de histórias, narrativas e experiências que se inscrevem nesse quadro. Busca, da mesma maneira, relacionar o Programa de Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio, promovida pelo governo de Michel Temer (2016-2018), com os protótipos curriculares defendidos por organizações internacionais para a América Latina. Exercitando a tarefa de revisão bibliográfica para complementar e agregar ao projeto, realizamos um mapeamento nos anais da reunião nacional da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), principal encontro da área da Educação, no eixo “Estado e Políticas Educacionais”.  A opção por iniciar um levantamento das produções a partir das reuniões nacionais da ANPED se dá pelo entendimento da relevância acadêmica que os trabalhos apresentados nela possuem, servindo para balizar questionamentos e problematizações contemporâneas. Metodologicamente, esse mapeamento se deu em duas etapas. Inicialmente, acordamos em um recorte temporal das reuniões dos últimos 10 anos (2008-2017), com intuito de melhor atualização do debate vigente. Como categorias de análise foram elencados três eixos: (1) experiências ou propostas de reforma curricular do Ensino Médio no Brasil e/ou América Latina; (2) experiências ou propostas de Ensino (de tempo) Integral no Brasil e/ou América Latina; (3) experiências ou propostas de Ensino (de tempo) Integral no Brasil e/ou América Latina apenas para o Ensino Médio. O levantamento bibliográfico evidencia a parca produção acerca de Ensino (de tempo) Integral no Ensino Médio presentes no eixo. Nos últimos dez anos, as questões que circulam pelo tema do eixo apresentam-se de forma mais generalizada, por meio de estudos teóricos e análises de planos para gestão e a performance dos mecanismos de avaliação para a educação básica. O que podemos constatar a partir desse mapeamento é que não há, ainda, nenhum trabalho com ênfase em Educação (de tempo) Integral voltado a discussões para o Ensino Médio. Dos 151 trabalhos apresentados no eixo no período analisado, apenas um trabalho sobre reforma educacional envolvendo o Ensino Médio foi encontrado, sendo referente à 36ª Reunião Nacional da ANPED, realizada em 2013 em Goiânia. O resultado desse levantamento sinaliza para a carência de produções que se voltem com mais atenção e especificidade para o tema, reforçando a importância do projeto de pesquisa em desenvolvimento. Embora a conclusão da pesquisa nos anais do referido eixo tenha revelado tal resultado, entendemos que o tema possa ter sido presente, explícita ou implicitamente, em outro eixo ou encontro da mesma associação, o que será verificado nas próximas etapas da fase de sistematização da produção científica sobre o tema, conforme previsto no projeto de pesquisa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.