DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO: INVESTIGANDO A IMPORTÂNCIA DA FLUÊNCIA NA LEITURA

Natália Carolina Baierle, Kadine Saraiva de Carvalho, Diessica Rocha de Carvalho, Rosângela Gabriel

Resumo


O projeto de pesquisa “A aprendizagem da leitura e seus efeitos sobre a linguagem e a cognição” se propõe a investigar como a aprendizagem de um sistema de leitura alfabético influência no desenvolvimento dos diferentes tipos de memória, e também as possíveis alterações nas funções cognitivas decorrentes dessa aprendizagem. Dentre os componentes essenciais para a compreensão leitora, está a fluência na leitura. Esse componente é potencializado a partir da automatização da decodificação, a qual é a base para os demais processos envolvidos na leitura, é a primeira camada a ser consolidada para alcançar a compreensão. Se o aprendiz ainda tem muita dificuldade na decodificação, toda a capacidade da memória de trabalho será utilizada nessa tarefa. A agilidade/rapidez na decodificação faz com que a concentração do leitor seja realocada para aspectos semânticos do que se está lendo. Refletindo sobre o caminho árduo entre a decodificação e a compreensão leitora, o presente estudo busca investigar de forma comparativa a fluência em leitura entre estes grupos: crianças em processo de alfabetização; adultos analfabetos e ex-analfabetos; adultos alfabetizados na infância e escolarizados até o ensino médio e adultos alfabetizados na infância com maior experiência em leitura (alunos de programas de pós-graduação). A investigação também será feita dentro desses grupos, levando em consideração a diferença de tempo entre a leitura de palavras e a leitura de pseudopalavras. As pseudopalavras não existem no léxico ortográfico da língua portuguesa, tornando o processo de decodificação do sujeito alfabetizado semelhante ao processo de decodificação de palavras existentes para o sujeito não alfabetizado. Para isso, o instrumento de pesquisa utilizado foi o teste de fluência na leitura de palavras e pseudopalavras. Interessa a este estudo o número de palavras e pseudopalavras lidas corretamente durante um minuto. A pesquisa ainda está em andamento, mas acredita-se que a decodificação rápida (ou o que podemos considerar como a automatização do processo de leitura) pode ser considerada como um dos fatores que influenciam para uma melhor compreensão textual. Trabalhamos também com a hipótese de que a leitura de pseudopalavras por leitores fluentes utiliza recursos semelhantes aos utilizados na leitura de palavras e pseudopalavras por leitores iniciantes. Portanto, a leitura de pseudopalavras necessita da memória de trabalho para realizar a decodificação, pois essas não podem ser evocadas da memória de longo prazo. Dessa forma, a leitura de pseudopalavras, possivelmente, levará mais tempo do que a leitura de palavras.



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