A REVISTA SIGNO E O PROCESSO DE EDITORAÇÃO

Julia Rodrigues Valente, Luana Cristina Pranke, Rosângela Gabriel

Resumo


A revista Signo é publicada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Linguísticas e Literárias - CEPELL, ligada ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UNISC. A revista está em circulação desde 1975, sendo eletrônica a partir do ano de 2007, com periodicidade quadrimestral. A Signo divulga estudos inéditos, de caráter teórico ou aplicado, na área de Letras (Literatura e Linguística) e suas interfaces. Em 2009, a Revista Signo foi classificada pela CAPES no estrato B2 do Qualis, tanto na área de Letras/Linguística quanto na de Educação. Já na avaliação do Qualis 2014, divulgada em 2015, a Signo passou a ser classificada como A2, na área de Letras/Linguística. Durante o período de concessão da bolsa (janeiro a dezembro de 2018), as atividades realizadas estão relacionadas em receber os artigos submetidos no sistema SEER, designar as submissões aos editores, receber e encaminhar pareceres, solicitar aos autores correções nos textos, encaminhar os artigos para pareceristas externos, enviar a decisão editorial aos autores e formatar os artigos. Além disso, são realizadas inúmeras reuniões com os professores editores da revista, nas quais são discutidos critérios de avaliação dos periódicos científicos pela CAPES e questões acadêmicas e técnicas relacionadas ao processo de editoração. A Signo não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos, sendo destinada aos estudiosos da linguagem oral e escrita (alunos, professores ou pesquisadores, de Programas de Pós-Graduação, graduação ou ensino básico, das áreas de Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Biblioteconomia, Pedagogia, Comunicação Social etc.). A revista aceita colaborações de autores nacionais e estrangeiros, que são avaliadas de forma anônima, em duas etapas. Na primeira etapa, os membros da Comissão Editorial analisam as submissões. Estando dentro do escopo, e atendendo às exigências da revista quanto à qualidade da contribuição, as submissões são encaminhadas a um dos membros do Conselho Editorial. Quando necessário pareceristas “ad hoc” são convidados a emitir parecer. Os processos realizados no sistema SEER oferecem uma experiência do lado mais técnico da informática e dos processos de editoração. Os prazos definidos para cada artigo levam à conscientização em relação a prazos e horários. As tabelas de dados das submissões são importantes para desenvolvimento capacidade de organização. Tal experiência tem contribuído para a formação acadêmica, pois proporciona a aquisição de uma base de responsabilidade e organização. É um trabalho de muito aprendizado, que desenvolve noções sobre gestão, trabalho em equipe, comprometimento com prazos, horários e conhecimento sobre formatação de artigos acadêmicos. No atual período as atividades estão concentradas na formatação e publicação do volume 43, número 78, disponíveis no site http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acompanhe as edições anteriores e futuras.


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