AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA IDEIAWARE: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Gustavo Armborst Guedes de Azevedo, Rejane Frozza, Ricardo Melo Czekster

Resumo


Com os avanços da tecnologia, várias mudanças ocorreram tanto no uso popular dessas tecnologias, quanto no modo de pensar em como utilizá-las adequadamente para o desenvolvimento de pesquisas. Neste contexto, foi idealizado e criado o Laboratório Interativo de Criatividade (LIC) na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com o propósito de incentivar capacidades dos colaboradores das organizações parceiras do Parque Científico e Tecnológico da UNISC (TECNOUNISC) bem como outras empresas interessadas nestas pesquisas. Como uma de suas metas, o projeto do qual este trabalho faz parte prevê o aprimoramento e o contínuo desenvolvimento da aplicação (Ambiente Computacional) para incentivar a criatividade e inovação, intitulado IdeiaWare. Este trabalho integra o projeto intitulado Ambiente Computacional para Promover a Criatividade e a Inovação nas Organizações (Apoio à Indústria Criativa do Rio Grande do Sul – Edital de Chamada Pública DCIT Nº 03/ 2015) que envolve professores, estudantes e bolsistas do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da UNISC. A Ferramenta IdeiaWare desenvolvida é composta por diversos módulos tais como módulo colaborativo, storytelling, caixa de ferramentas e módulo de retenção do conhecimento. O módulo colaborativo é um espaço virtual dedicado aos colaboradores (usuários da ferramenta) para que esses possam discutir e trabalhar, de forma colaborativa, na concepção e aprimoramento de ideias de produtos ou serviços. O módulo storytelling (ato de contar histórias) permite o desenvolvimento da ideia elaborada de forma colaborativa em uma história com o uso de recursos gráficos (imagens, cores, formas, desenhos livres). O módulo caixa de ferramentas possui duas ferramentas do Design Thinking, Persona e Point of View, que colocam os criadores da ideia a pensarem sobre o público-alvo, suas dificuldades, interesses e visões sobre a ideia gerada. O módulo de retenção de conhecimento armazena todo conhecimento gerado nos módulos anteriores e permite acesso a gestores para visualizarem todo processo desenvolvido pelos colaboradores da organização. Essa ferramenta foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação JSP (JavaServer Pages) e JavaScript, com o sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL e os frameworks Hibernate, Konva e Materialize. A atual etapa do projeto refere-se à avaliação da Ferramenta, referentes aos aspectos de usabilidade e funcionalidades. Uma sessão de validação foi realizada em uma turma de trinta e oito estudantes da graduação de Engenharia de Produção da UNISC. A partir dessa sessão inicial de avaliação, os estudantes trabalharam em todos os módulos da Ferramenta e ressaltaram aspectos positivos e melhorias a serem desenvolvidas. Entre as melhorias indicadas estão a de tornar a área de colaboração de ideias mais responsiva, em relação à troca de mensagens entre os colaboradores, e organizar os itens associados aos recursos do módulo de storytelling. Como próxima etapa, ajustes serão feitos na Ferramenta e novas sessões de avaliação realizadas com colaboradores de Empresas do TECNOUNISC.

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