PRODUÇÃO ENXUTA E INDÚSTRIA 4.0 COM FOCO NA DEMANDA DO CLIENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS APLICADAS

Leonardo Bertolin Furstenau, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


A quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0 está transformando as organizações em fábricas inteligentes através da utilização de informações analíticas avançadas, bem como pela comunicação e colaboração entre pessoas e máquinas. A indústria 4.0 visa aumentar a produtividade e a flexibilidade das organizações. Tais características são evidenciadas nos princípios da Produção Enxuta (Lean Manufacturing), que, apesar desses conceitos apresentarem abordagens diferentes, possuem objetivos em comum. Neste sentido, desenvolver uma cultura orientada para o cliente é um dos principais desafios da Produção Enxuta e da Indústria 4.0. Estudos relacionados à união entre estes conceitos vêm surgindo na literatura, apresentando resultados significativos através do apoio mútuo por meio de suas aplicações. Por outro lado, compreender a Voz do Cliente (VOC) é fundamental para satisfazer as reais necessidades dos clientes. A ferramenta Quality Function Deployment (QFD) auxilia na criação e melhoria de produtos e serviços a partir da captação e tradução das necessidades reais dos consumidores. Este artigo tem como objetivo analisar as relações existentes na literatura científica entre Produção Enxuta e Indústria 4.0 com foco na demanda do cliente, bem como verificar a existência de artigos científicos empíricos que comprovam que a aplicação da ferramenta QFD pode melhorar a relação com os clientes em organizações que unem conceitos de Produção Enxuta e Indústria 4.0. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura para analisar o estado da arte e uma revisão sistemática da literatura (RSL). A RSL deste estudo está estruturada de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). As bases de dados utilizadas para essa pesquisa foram a Scopus, Web of Science e Science Direct. Os documentos analisados foram artigos, artigos in press e revisões. Dos 76 artigos encontrados, somente 04 analisaram a voz do consumidor, no entanto nenhum dos artigos utilizaram o QFD para avaliar a relação com o cliente. Além disso, existe uma forte relação entre Produção Enxuta e Indústria 4.0 descrita nos artigos, todavia percebe-se que os 04 artigos selecionados são de cunho teórico e não empírico. Neste sentido, destaca-se a necessidade de novos estudos para melhorar a relação com os clientes em organizações que unem conceitos de Produção Enxuta e Indústria 4.0 e estudos sobre o uso de QFD relacionados com Big Data devem ser estimulados para gerenciar as correlações complexas entre necessidades dos clientes e especificações técnicas.

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