GÊNERO E BIOTECNOLOGIAS – INTERFACES ENTRE DISCURSOS DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE - PARTE II

Júlia Schoenherr, Jordana Jahn Limberger, Paula Coimbra Nunes, Vera Elenei da Costa Somavilla, Analídia Rodolpho Petry

Resumo


As biotecnologias e os discursos de gênero vêm suscitando nos campos da assistência e do cuidado em saúde, múltiplas concepções em relação aos processos de produção do corpo. Estas concepções estão influenciando a criação de padrões que possibilitam a escolha de modelos estéticos, morfológicos e fisiológicos, nos quais é exequível a eliminação de atributos físicos indesejados, além de viabilizar precocemente maneiras de evitar o adoecimento. Nessa direção, as biotecnologias, por viabilizarem tratamentos estéticos, medicamentosos e cirúrgicos, sugerem a possibilidade da construção de corpos que respondam à demanda heteronormativa da sociedade. São as biotecnologias disponíveis para as “adequações corporais” que subsidiam modos de entender os corpos e produzir políticas públicas que providenciem modos de incluí-los socialmente. O objetivo dessa pesquisa é investigar, entre o meio acadêmico da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul e Universidad Rovira i Virgile, como se constroem os discursos em relação a gênero, biotecnologias e suas interfaces. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de cunho qualitativo, a ser realizado com docentes dos cursos de graduação da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul – Brasil e Universidad Rovira i Virgile, campos de Tortosa Catalunha - Espanha. O instrumento de coleta de dados será uma entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados a partir da perspectiva Foucaultiana da análise do discurso. Ao tomar-se à popularização de discursos sobre gênero e biotecnologias, considera-se que tais discursos colaboram, interferem e constituem o processo de formação na área da saúde, necessitando ampliar suas compreensões no que se refere a formação acadêmica de estudantes. Neste sentido, entende-se que incitar esta discussão a partir da realização desta pesquisa em um espaço de formação acadêmica, especificamente nos cenários dos cursos da área da saúde brasileiro e espanhol, poderá promover múltiplas e distintas reflexões a cerca deste tema, sendo que, a partir deste projeto estão solidificando-se as relações de internacionalização acadêmicas entre os envolvidos neste convênio. Assim além do que está estabelecido com a Universidade de Rovire Virgile Catalunha - Espanha, o grupo envolvido está em tratativa com uma docente da Universidade do Estado de São Francisco – Estados Unidos da América. As relações sociais, que envolvem os profissionais e os usuários dos serviços de saúde, inserem-se num contexto marcado pelos discursos de gênero e o consumo de biotecnologias, afim de garantir melhores condições de saúde. Neste sentido, é possível dizer que as biotecnologias, assim como os discursos de gênero, vêm ganhando um espaço cada vez maior na produção de formas de pensar e relacionar-se consigo mesmo e com o outro. Suscita a importância de se entender a construção dos discursos em relação a gênero, biotecnologias e suas interfaces em divergentes âmbitos sociais e culturais, intermediado pelo contexto acadêmico de diferentes países.

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