SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL

Roberta Raquel Winck, Cheron Zanini Moretti

Resumo


Este estudo apresenta um recorte do projeto de pesquisa (Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência e tem como objetivo principal compreender a centralidade dos instrumentos pedagógicos para que a “do-discência” ocorra na alternância entre tempo-escola e temo-propriedade familiar. Para tanto, identificamos e caracterizamos os diferentes instrumentos pedagógicos existentes no processo educativo da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que nos detivemos a realizar uma análise documental, cuja principal fonte utilizada foi o conjunto de Relatórios de Atividades anuais publicados por essa instituição de educação comunitária, além de entrevistas com educadores/as da EFASC. A observação participante também fez parte de nosso percurso metodológico. Como orientação teórico-epistemológica, tomamos os princípios da educação popular e da educação do campo como fundamentos. A partir dessas referências, buscamos conhecer a experiência da pedagogia da alternância no ato e na reflexão dos sujeitos envolvidos (famílias, educandos/as, educadores/as). Configurando a relação teórico-prática, direcionada para os/as jovens camponeses/as, tendo em vista o desenvolvimento integral, relações políticas, econômicas e sociais, pudemos identificar que a pedagogia realizada pela EFASC está organizada da seguinte maneira: no 1° ano a proposta pedagógica tem como tema gerador “eu, família e a propriedade”; no 2° ano, o enfoque se encontra na “comunidade”; e, finalmente, no 3° ano, nas relações econômico-produtivas e sociais-humanas. Para formação técnica, no 4° ano, os/as estudantes realizam o Estágio Médio Técnico. Tudo começa com o diagnóstico da realidade que desemboca nos planos de estudos que, por sua vez, se constrói a partir de uma pesquisa participativa desenvolvida no diálogo com a família e com a comunidade. A dinâmica da pedagogia da alternância se realiza com pelo menos 17 instrumentos que formam uma relação complexa entre os diferentes sujeitos e a produção do conhecimento. Podemos citar alguns destes instrumentos: colocação em comum, caderno da realidade, caderno de acompanhamento, estágios de vivências, assembleias da Associação Gaúcha das Escolas Famílias Agrícolas, visitas técnicas e visitas às propriedades rurais. É imprescindível salientar a importância da dimensão histórica e vivencial do trabalho no campo, e trocas de saberes para a realização dessa pedagogia. O presente estudo mostrou que a EFASC faz uso de uma metodologia inovadora, relevante para compreensão da realidade do campo, e que trabalha com a questão ensino-aprendizagem de maneira própria e direta. Cada instrumento pedagógico tem foco na especificidade de um tempo (escola-propriedade) e/ou na articulação entre os diferentes tempos, garantindo certa coerência e partilha na formação que é realizada na alternância também de espaços. Se aprende a fazer perguntas (estudantes-famílias-educadores/as); a questionar a realidade (local e global); e, a relacionar os saberes populares e os conhecimentos científicos.  Entendemos que as experiências são sempre processos individuais e coletivos, históricos e dinâmicos, assim também acontece na relação docência-discência propiciado pelos múltiplos e complexos instrumentos pedagógicos oferecidos pela EFASC.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.