MENINAS NAS CIÊNCIAS: REALIDADE DAS ALUNAS

Aline da Rosa Ortiz, Fernanda Theisen, Pâmela Rodrigues de Oliveira, Leticia Diesel

Resumo


 O projeto Meninas nas Ciências busca despertar o interesse e desenvolver habilidades de meninas nas áreas de engenharias desde a escola, para que almejam o futuro de forma consciente de suas escolhas. Apesar de atualmente estar mais acessível continuar os estudos sabe-se que nem todas as famílias têm como prioridade a educação dos filhos, por questões culturais, pelas condições financeiras, entre outros motivos, o que torna muitas vezes impossível o sonho de seguir estudando após a escola, de participar de projetos, fazer cursos e frequentar o ensino superior. Infelizmente vive-se em um ambiente com diferenças sociais, realidades e oportunidades distintas. Sendo assim, foram selecionadas quinze alunas de cinco escolas públicas estaduais de Santa Cruz do Sul, que são: E.E.E.M. Estado de Goiás, E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança, E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário, E.E.E.M. José Euclides Kliemann e Colégio Estadual Prof. Luiz Dourado. As alunas do projeto possuem idades de 14 a 17 anos, do 9º ano ao 2º ano do ensino médio. Residem em diversos bairros do município, localizadas em regiões centrais, periféricas e zona rural. As profissões dos pais são variadas, predominando de mecânico e safristas. Verificou-se que não haviam participado de projetos anteriormente, e relataram que aceitaram participar porque gostam da área das ciências, para adquirir novos conhecimentos, aprender de forma prática e ajudar na escolha da profissão. Todas desejam cursar o ensino superior, algumas já escolheram o curso, outras possuem mais de uma opção e algumas não sabem ainda o que cursar. Citaram profissões como: Engenharia civil, medicina, dança, matemática, direito, estilista, fotografia e letras. O processo de seleção foi feito pelas professoras das escolas e observados requisitos como participação em aula, boas notas, bom comportamento e boa aprendizagem. Assim, o projeto é considerado interessante para estas alunas, pois desenvolvem novas habilidades, obtém-se novos conhecimentos, aprende-se de forma prática e divertida. Além disso, tem suma importância esse primeiro contato das alunas com a Universidade que é um ambiente de ensino com uma ampla estrutura, destacando-se o quão incrível foi a apresentação dos laboratórios das Engenharias para elas. O que ficou em evidência é o quanto elas estão sentindo-se valorizadas e motivadas a continuar com os estudos, visando um futuro no ensino superior. 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.