CAPTURA DE EXPRESSÕES FACIAIS NO AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA PROMOVER A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Natalia da Rosa Zarantonello, Rejane Frozza

Resumo


Novos desafios permeiam o ambiente das organizações modernas que, para se manterem atuantes no mercado, necessitam fazer parte de uma constante evolução e transformação. A criatividade, a colaboração e a aprendizagem destacam-se como elementos importantes a serem empregados nas tarefas de uma organização, a fim de capacitar a inovação e o desenvolvimento de ideias a partir do trabalho em conjunto, desenvolvido em equipes. Considerando este cenário, este trabalho de pesquisa objetivou estudar a possibilidade de implementação de um módulo de captura de imagens na ferramenta Ideiaware, que visa promover a criatividade no trabalho conjunto de colaboradores de uma organização. Este ambiente é composto por cinco módulos: módulo colaborativo, dedicado à criação de grupos e discussão de novas ideias; módulo de storytelling, que oferece a possibilidade de uma representação gráfica da ideia desenvolvida através do uso de elementos visuais; módulo de retenção do conhecimento, que mantém uma base de todos os dados gerados através do uso da ferramenta; módulo caixa de ferramentas, que disponibiliza as técnicas Persona e Point of View provindas do Design Thinking e, por fim, o módulo captura de imagens enfatizado nesta pesquisa, que utiliza como apoio o software FaceReader, que gera uma análise do comportamento dos usuários durante a utilização da ferramenta desenvolvida. Os parâmetros utilizados para a análise da usabilidade de um sistema, de maneira a definir o grau de facilidade com que uma tarefa é realizada por um usuário, sofreu evoluções que incluem a utilização das expressões faciais para determinação das emoções e estudo da experiência do usuário. Para isto, o software FaceReader é utilizado para análise de capturas de imagem e detecção de seis emoções básicas: felicidade, tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo e estado neutro. A metodologia utilizada abrange pesquisa exploratória, pois conta com levantamento bibliográfico de estudos realizados para compreensão do tema. Foram utilizados os termos de busca "facial expression recognition”, “emotion” e “usability” nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus no mês de maio de 2019. Quanto ao ambiente de pesquisa, foi bibliográfico, com pesquisa quantitativa (levantamento de publicações na área de pesquisa) e qualitativa (para escolha de artigos relacionados) fundamentada em bases de dados. Por fim, abrange o desenvolvimento do módulo descrito, que consiste na captura de imagens através da webcam a cada intervalo de 30 segundos durante toda a utilização do sistema pelo usuário, permitindo que estes dados coletados sejam exportados para o FaceReader e sua análise seja realizada. Como resultados, pode-se citar uma implementação inicial do módulo descrito, integrando-o ao sistema já existente e preservando a estrutura previamente desenvolvida de organização das informações e utilização da ferramenta. Também, permitindo que uma nova métrica de validação da ferramenta, utilizando as emoções, fosse implementada.

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