LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SOCIAS: EXPERIÊNCIAS NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO

Eduardo Saraiva

Resumo


 

O presente resumo refere-se ao relato de experiências vivenciadas no contexto escolar do Município de Santa Cruz do Sul a partir da Prática de Estágio Integrado em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, tendo sido desenvolvidas no contexto do Laboratório de Práticas Sociais  LAPS  desta Instituição, cujo trabalho visa a articulação da tríade pesquisa/ensino/extensão na busca de intervenções que propiciem o desenvolvimento da comunidade local, o fortalecimento de laços de cuidado e as discussões teórico metodológicas que embasam a prática em Psicologia. O trabalho desenvolvido no LAPS se baseia na elaboração e execução de projetos que são construídos a partir de discussões realizadas no grupo que o compõe, tendo como referência a observação da demanda local. Os projetos são desenvolvidos em parceria com diferentes instituições, sejam elas escolas, empresas, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros, especialmente no contexto dos municípios que compõe a 6ºCRE. No ano de 2015, as principais temáticas que estiveram presentes no trabalho desenvolvido junto à comunidade escolar do município de Santa Cruz do Sul relacionaram-se a adolescência, esporte, consciência ambiental, sexualidade e convivência no ambiente escolar, tendo sido estas, demandas que se presentificaram a partir de escuta e análise prévia. Estas temáticas foram trabalhadas a partir de metodologias especificas, tais como grupos com adolescentes, atendimentos individuais, rodas de conversa, palestras, produções artísticas (teatro, fantoches) e encontros com pais e professores da rede de ensino do Município. Estas práticas de trabalho possibilitaram adentrar o contexto Educacional e constatar a importância da psicologia no âmbito escolar, seja no trabalho com profissionais que atuam na escola, seja com alunos, familiares e comunidade. Conclui-se que a psicologia tem um campo primoroso e necessário junto ao cenário Educacional contemporâneo, perpassando os muros da Escola e presentificando-se no contexto e nas relações de vida dos sujeitos.


Texto completo:

Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.