EXPERIÊNCIAS DE DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DEPROFESSORES: NARRATIVAS DE SUPERVISORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID/UNISC

Carla Mergen

Resumo


 

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da formação inicial de professores através das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID. O PIBID é um programa que visa proporcionar o incentivo e valorização do magistério e o aprimoramento do processo de formação de docentes para a Educação Básica, apostando na experiência da docência e não apenas no estudo sobre a mesma. Com base nessa perspectiva, os bolsistas do PIBID desenvolvem atividades didático-pedagógicas como experiência de aprendizagem da docência. Na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS, o programa é denominado PIBID/UNISC: professor em formação, tecendo possibilidades pedagógicas  e os cursos de licenciatura são agrupados por afinidades, formando subprojetos, organizados, em sua maioria, por componentes curriculares. Os bolsistas são orientados, na universidade, por professores coordenadores de cada subprojeto. Já, nas escolas, os bolsistas podem participar de experiências pedagógicas diversas, tais como oficinas, gestão, projetos, intervenções, monitorias e docência assistida. Nesse contexto, interagem com professores regentes de classe e com Bolsistas de Supervisão de Iniciação à Docência - entre os quais me enquadro - que estão na escola, onde trabalham, para orientá-los. Nesse sentido, o foco deste trabalho pode ser resumido a  Como os Bolsistas de Supervisão de Iniciação à Docência do PIBID/UNISC percebem e narram as influências pibidianas no âmbito escolar?  Para levantar esses dados, foi realizado o estudo sobre as avaliações coletivas sobre os impactos do programa, em nível de política, proposta e objetivos, que esses bolsistas realizaram nos anos 2014 e 2015. De acordo com as avaliações dos supervisores do PIBID-UNISC, o programa foi de relevante para a formação inicial dos pibidianos. Para a etapa complementar do trabalho, será realizada uma pesquisa-ação através da análise das narrativas redigidas pelos supervisores sobre o programa em foco. Em suma, o estudo tem ajudado a conhecer as concepções em relação aos sentidos e às implicações do PIBID, discutindo o que emerge a respeito dessa experiência para colaborar com a formação inicial de professores e para a melhoria da qualidade da Educação Básica.


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