A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESCOLAS TÉCNICAS

Pauline Miranda

Resumo


Este trabalho aborda a temática da influência do ambiente escolar em escolas de Ensino Profissional e Tecnológico da região central do Rio Grande do Sul. Para que se promova uma educação de qualidade se requer a garantia de um ambiente com condições para que a aprendizagem possa ocorrer. Para isso é importante proporcionar um ambiente físico, aqui denominado espaço escolar, que estimule e viabilize o aprendizado, além de favorecer as interações humanas. Foi realizado um estudo em duas escolas técnicas federais comparando os recursos disponíveis nestas instituições e quanto esses recursos influenciam na aprendizagem do aluno, verificando o grau de interferência dos mesmos dentro desse processo. O trabalho consistiu num estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritivo. Foram levantados alguns itens para avaliar os aspectos qualitativos dos espaços escolares, com ênfase a sala de aula e aos demais elementos constituintes do ambiente escolar. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado contendo 19 questões. No geral, foi observado que a infraestrutura, bem como o relacionamento interpessoal, obteve influências consideráveis. Através destes dados, percebe-se que a relevância das atividades experimentais no ensino das atividades no Eixo Tecnológico de Recursos Naturais é praticamente inquestionável, ressaltando a importância de superar a dicotomia teoria e prática. Segundo Flores (2010) a prática não deveria ser desvinculada da teoria, sendo importante para a construção do pensamento científico. Ao professor cabem papéis importantes, o de guia de aprendizagem e de assumir uma função intermediária entre uma ação totalmente dirigida pelo professor e uma atividade autodirigida pelo aluno. Para Borges (1998) o professor não conhece o caminho a ser seguido pelo aluno, mas precisa saber auxiliar na sua construção. Acredita-se que os resultados obtidos possam ser úteis para orientar as políticas públicas de educação e para fundamentar estudos futuros sobre o impacto das condições materiais das escolas na qualidade do ensino.


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