DISCURSO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS FUNÇÕES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Jaqueline Conrad

Resumo


A escola contemporânea confronta-se com um período de incerteza e reconfiguração do seu cenário, inclusive das suas funções, o que produz efeitos em todos os sujeitos que compõem este lugar. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como finalidade analisar, a partir do olhar dos estudantes, as funções da escola nos dias atuais. Tal trabalho é decorrente do projeto de pesquisa. A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz dos estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental  (MCTI/CNPq/Universal 14/2014), vinculado ao Mestrado em Ensino do Centro Universitário UNIVATES. A fundamentação teórica desta pesquisa parte dos estudos de Foucault (2002a; 2002b) e Aquino (2000). A metodologia proposta é qualitativa, por meio da organização de dois grupos focais envolvendo 20 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de duas escolas do Vale do Taquari (RS). Foram realizados quatro encontros: no primeiro, discutiu-se sobre as funções da escola na contemporaneidade; no segundo, o lugar da Ciências Exatas na escola; no terceiro encontro, a produção de uma fotografia indicando as funções e os sentidos da escola para os estudantes. E no último, a discussão coletiva sobre as imagens. Os estudantes, ao ganharem espaço para falar e mostrar imagens sobre a função da escola em sua vida, destacaram elementos como: a valorização da função social da escola atual, as angústias em relação ao futuro profissional, a importância das relações interpessoais, questionamentos sobre a estrutura curricular, a centralidade do professor no processo de ensino e aprendizagem, bem como sua relação com os estudantes. Podemos considerar que as narrativas apresentam importantes percepções dos estudantes sobre a necessidade das relações afetivas e interpessoais entre professor/aluno; a possibilidade do conhecimento ser oriundo tanto de alunos quanto de professores, bem como o ensino ser focado nos conhecimentos prévios do aluno. Estas são discussões iniciais apontadas por essa pesquisa, que segue em andamento até 2017 e que busca contemplar espaços de escuta e de produção de jovens estudantes.


Texto completo:

Resumo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.