A AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE ESPAÇO PÚBLICO PELO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS MÍDIAS: UM CAMPO FÉRTIL À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Iásin Schäffer Stahlhöfer, Carlos Eduardo Juruena Grawunder

Resumo


O espaço público, em uma perspectiva política, remonta a ambientesfísicos onde tradicionalmente se discutiram as agendas governamentais, comoCongresso, Parlamento, ruas, avenidas, praças e parques. O desenvolvimento denovas mídias informacionais e de rede possibilitaram a criação de um novo ambientede discussão política: o ciberespaço. Neste contexto, verifica-se que a participaçãopolítica não necessariamente se dá apenas nos tradicionais espaços públicosfísicos, mas também nos virtuais. O presente estudo visa a apresentarprimeiramente o espaço público tradicional, para então introduzir as novas mídiascomo elementos de ampliação do espaço público para o virtual. Para tanto, utilizarse-á o método de abordagem dedutivo, em uma perspectiva sistêmica.PALAVRAS-CHAVE:  Cidadania. Espaço público. Novas Mídias. ParticipaçãoPolítica.

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