CIBERBULLYING: UMA VIOLÊNCIA SILENCIOSA E SEUS REFLEXOS NA COMUNIDADE ESCOLAR VOLTADA ÀS DIFERENÇAS DE GÊNERO

Rubia Aparecida Antunes Cavalheiro, Laís Michele Brandt

Resumo


O presente artigo trata do temaCiberbullying: uma violência silenciosa e seus reflexos na comunidade escolar voltada às diferenças de gênero”. Pretende-se, à luz da doutrina e a análise de dados concretos, analisar, discutir e apresentar os principais aspectos teóricos que envolvem essa problemática. Para tanto, utilizar-se-á a abordagem do método hipotético-dedutivo. Objetiva-se, mais especificamente, demonstrar uma das formas de Bullying, o Ciberbullying, expor seus personagens, causas e consequências, bem como apresentar formas de intervenção e prevenção a este fenômeno virtual. Contudo busca-se também abordar o tema gênero com enfoque especial nos assuntos relacionados às diferenças no ambiente escolar. Este trabalho traz também dados parciais de uma pesquisa referente ao projeto de extensão PAPEDS (Programa de Apoio a Projetos de Extensão para o Desenvolvimento Social), que busca trabalhar na rede de Ensino Estadual do Município de Sobradinho a Lei 13.185/2015 (lei da intimidação sistemática), onde até o momento foram atendidas 66 crianças do 5° ano distribuídas entre as três escolas estaduais participantes do projeto.

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