A MEDIAÇÃO COMO MÉTODO EDUCATIVO PARA OS CONFLITOS ESCOLARES ENVOLVENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Francisco Ribeiro Lopes, Viviane Teixeira Dotto Coitinho

Resumo


A presente pesquisa tem como objeto a aplicação da mediação na resolução de conflitos no âmbito escolar e seus benefícios, a partir dos mecanismos existentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como forma de luta em favor do Estado democrático e também para garantia dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros em conflito com a lei a partir do exercício da cidadania. A mediação é uma forma alternativa de conflitos com objetivo principal de restabelecer o diálogo entre as partes e fomentar a cultura da paz. Assim, no Brasil os conflitos geralmente são dirimidos perante o Poder judiciário pelo método adversarial, ou seja, a cultura das partes serem adversárias, ganhador ou perdedor, sendo que não há espaços para tal postural, visto que existem outras técnicas para pacificação de conflitos, que não são devidamente aproveitadas. Nesse contexto, ainda recente em nosso país, o instituto da mediação promete cumprir um papel útil e necessário no cenário atual, ou seja, desafogar o Poder judiciário.

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