DIREITO À EDUCAÇÃO COMO FATOR DE FOMENTO À CIDADANIA ATIVA NO BRASIL

Caroline Cristiane Werle, Pablo Raphael Castro Severo

Resumo


Preocupar-se com o desenvolvimento da educação e com a inserção dos cidadãos de forma efetiva na sociedade deveria ser uma máxima. Especialmente porque tais fatores parecem possuir força para transformar a realidade de uma nação. Diante desses pequenos apontamentos, o presente trabalho tem o intuito de verificar se o direito à educação pode ser encarado como um fator capaz de fomentar a cidadania ativa no Brasil e, consequentemente, a construção de uma sociedade melhor para se viver. Por essa razão, num primeiro momento será analisado o direito à educação no Brasil, perpassando por suas principais características. Logo após serão expostas as informações relativas à cidadania como um todo, bem como à cidadania ativa, fornecendo conceitos e entendimentos basilares acerca de tais temas. Por fim, o último capítulo do trabalho irá verificar se a educação oferecida aos brasileiros pode ser compreendida como um elemento propulsor da cidadania ativa no país. É preciso que Estado, família e sociedade – inclusive no âmbito escolar – instiguem os alunos a serem cidadãos atuantes no meio em que vivem, demonstrando que esta é uma valiosa ferramenta para a construção de uma sociedade mais harmônica e melhor para todos. Diante de tal panorama, considerando que o artigo possui natureza bibliográfica, cumpre destacar que será utilizado o método de abordagem dedutivo. Com relação à técnica de pesquisa, o trabalho se valerá da documentação indireta.

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