ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL NO PACIENTE IDOSO COM LINFOMA NÃO HODGKIN DE CÉLULAS DO MANTO – RELATO DE CASO

Tamíres da Silva Moura, Daiane Elizabete Weber dos Santos, Marcela Farias dos Santos

Resumo


Introdução: O Linfoma de Células do Manto (LMC) é uma doença originária das células B maduras, o qual corresponde à cerca de 6% dos linfomas não-Hodgkin (LNH). Os pacientes mais acometidos são homens, com 50 a 60 anos de idade, geralmente apresentam febre, sudorese noturna, linfoadenomegalia generalizada, esplenomegalia e infiltração da medula óssea. Dentre os tratamentos mais utilizados destaca-se a quimioterapia, caracterizada por provocar diversos efeitos colaterais, por ser muito mais nocivo aos idosos, o que pode interferir diretamente na qualidade de vida. Objetivo: Relatar o caso de um idoso hospitalizado com neoplasia LNH de células do manto em acompanhamento multiprofissional. Métodos: Trata-se de um estudo de caso com paciente internado em um hospital de grande porte do Norte do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos foram por meio de anamnese, exame físico e revisão do prontuário. Resultados: A. J., do sexo masculino, 68 anos, ex tabagista, ex etilista, hipertenso, apresenta colelitíase, fibrilação atrial ventricular e insuficiência cardíaca. Internou em novembro de 2018, porém somente janeiro de 2019 obteve o diagnóstico LNH. Logo após, a confirmação iniciou o tratamento quimioterápico. Em abril de 2019, o paciente reinterna para realizar mais um ciclo de quimioterapia, após um mês de internação foi detectado uma infecção no cateter de porto-a-cath por bactéria Ralstonia e burkholderia, ficando em leito de isolamento por contato, alguns dias depois obteve alta hospitalar, com melhora no seu quadro de saúde, através de atendimento amplo auxiliando na recuperação, tratamento e prevenção de complicações. Discussões: Durante a assistência prestada, observou-se que as neoplasias e seu tratamento afetam diretamente qualidade de vida dos pacientes, os cuidados prestados devem atender um modelo assistencial que garanta o cuidado integral. A nutrição é fator primordial para o cuidado do paciente, pois a desnutrição é umas das complicações mais comuns, desta forma, a avaliação precoce se faz necessário, garantir uma alimentação adequada de acordo com a patologia principal e demais comorbidades, atingindo suas necessidades calóricas e proteicas. O papel da enfermagem é voltada à monitorização dos sinais vitais, melhora no conforto, proporcionar melhorias no vínculo familiar, cuidados voltados à precaução de contato, proporcionar orientações e prevenção de riscos assistenciais. O tratamento fisioterapêutico objetiva reduzir a dor desse paciente, com técnicas de analgesia, preservar e restaurar a integridade cinético-funcional, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Conclusão: As neoplasias desencadeiam grande desgaste ao paciente, geralmente demanda de tratamentos agressivos, interferindo diretamente no seu bem estar. O cuidado realizado de forma multiprofissional, torna a assistência mais qualificada, diminuindo o tempo de internação, auxiliando também na qualidade de vida pós alta.

Palavras-chave: Linfoma; Neoplasias; Saúde do idoso.


Referências


FERREIRA, M. L. L. et al. Qualidade de vida relacionada à saúde de idosos em tratamento quimioterápico. Revista Brasileira de Geriatria e gerontologia, v. 18, n. 1, p. 165-177, 2015.

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Consenso nacional de nutrição oncológica. 2. ed. rev. ampl. atual. Rio de Janeiro, p. 112, v. 2, 2016.

LUFIEGO, C. A. F. et al. Eficácia da técnica de relaxamento com imagem guiada em pacientes oncológicos submetidos a tratamento quimioterápico. Scientia Medica, v. 27, n. 1, p. 1, 2017.

MAZZINI, M. B. F. et al. Aplicabilidade da assistência de enfermagem em um paciente com linfoma cutâneo não hodgkin. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v. 9, n. 2, 2015.

MUSSOI, T. D. Avaliação nutricional na prática clínica: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.