COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Aline oliveira Venancio Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4319

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Sala de Apoio Pedagógico, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo discute a concepção do coordenador pedagógico acerca das dificuldades no processo de escolarização. O texto traz algumas análises derivadas da pesquisa intitulada “Salas de Apoio Pedagógico e Coordenação Pedagógica: Implicações no Trabalho Docente”. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com cinco coordenadores pedagógicos da rede municipal de uma cidade no norte catarinense que abrigavam sala de apoio pedagógico em suas escolas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, de acordo com Franco (2008) e Bardin (2011). Como referenciais teóricos foram utilizados aqueles que tomam como objeto de estudo o Coordenador Pedagógico, questões referentes à formação e ao trabalho docente, e processo de escolarização, tais como Canário (2005), Ezpeleta e Rockwell (2007), Ropelato (2003), Gualtieri e Lugli (2012), Escabora (2006) entre outros. Contudo, duas referências são destacadas: Schulze (2012) e Rosskamp (2013), por auxiliarem a compreender a Sala de Apoio Pedagógico neste Município. Os resultados apontam que os coordenadores entrevistados devido à rotina permeada por urgências, bem como uma insuficiente formação que discuta criticamente as dificuldades no processo de escolarização, acabam pautando as suas concepções em questões biologizantes ou sociais, implicando na descaracterização do fazer pedagógico, o que acaba muitas vezes endossando o discurso culpabilizante do aluno. Desta forma, o coordenador perde a oportunidade de junto com a equipe escolar repensar as práticas pedagógicas e seus determinantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline oliveira Venancio, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestranda em Educação na linha de Trabalho e Formação Docente

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Mestrado em Educação

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

Venancio, A. oliveira, & Cordeiro, A. F. M. (2015). COORDENADOR PEDAGÓGICO, TRABALHO DOCENTE NA SAP E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. Barbarói, 2(41), 189-205. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4319

Edição

Seção

Artigos