Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos do CEPE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Estudos do CEPE aceita artigos com autoria de doutores. Doutorandos, mestres e mestrandos podem submeter manuscritos na condição de coautores. Textos com graduandos como coautores serão aceitos mediante decisão dos editores.

Os manuscritos recebidos pela Estudos do CEPE são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. A revista condena práticas antiéticas e parte da premissa de que os autores garantem a originalidade do documento e explicitam o uso de informações de outros autores referenciadas corretamente. Assim sendo, é possível que os autores recebam questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pela ferramenta utilizada.
Caso más práticas sejam confirmadas, o(s) autor (es) envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

Os trabalhos devem obedecer as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), detalhadas abaixo:

1. Os artigos em português ou espanhol deverão conter, além do resumo, abstract ou resumen de RESPONSABILIDADE total do autor (de até 120 palavras em parágrafo único), bem como palavras-chaves (em português/espanhol e inglês).

2. Correções ortográficas são responsabilidade do autor, que deve submeter o artigo, SOMENTE, após efetiva revisão ortográfica do mesmo. Que deve estar de acordo com as regras de Ortografia Brasileira.

3. Os textos serão aceitos, quando redigidos, na terceira pessoa do singular em formato impessoal.

4. O autor deve enviar uma declaração de que o artigo é inédito, que não foi enviado para nenhum outro meio de reprodução, juntamente com termo de direitos autorais assinado pelos autores, passando os direitos autorais do artigo para a revista ( neste caso, se aplica-rá somente em caso de aceite positivo do artigo).

­5. O artigo deve conter folha de rosto com o título do trabalho (original e traduzido para o inglês), em caixa alta, e o(s) nomes(s) do(s) autor(es), com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas. Deve conter nota de como o autor será referido na publicação, contendo como itens obrigatórios, a qualificação do autor: Nome, endereço eletrônico, titulação e vinculação institucional do autor.

6. Os trabalhos deverão ser submetidos na página da Revista Estudos do CEPE de acordo com as normas da ABNT, elaborados com redator de texto (Word - windows), fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 entre linhas, margens mínimas de 2,5 cm. Os textos deverão ter entre 15 e 18 laudas.

7. As referências a autores no decorrer do artigo devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme alguns exemplos: (OFFE, 1996) ou (OFFE,1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).

8. As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

9. As referências bibliográficas utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, seguindo obrigatoriamente as normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas). Portanto, devem estar listadas em ordem alfabética, observando-se os seguintes critérios:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação, ano.
Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico.
Local. Número total de folhas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Trabalhos apresentados em congresso: SOBRENOME, Nome (abreviado).
Título do trabalho. In: TÍTULO DO CONGRESSO, data e local. Título dos Anais, local: editora, data, p. (intervalo de páginas).
Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [Online]. Produtor. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].

Solicita-se observar rigorosamente a sequência e a pontuação indicadas.

Quando o artigo tiver certificação, incluir o DOI.

10. Figuras, mapas, tabelas etc. devem ser acompanhados das respectivas planilhas, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes.

Observações:

a. Os trabalhos que não atenderem as diretrizes da revista serão automaticamente rejeitados.

b. Os editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos autores que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.

 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

Licença Creative Commons Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

A identificação de autoria deste trabalho é removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.