COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Adilson Carlos Rocha Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE - Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
  • Gilberto Francisco Ceretta Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE - Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.3780

Palavras-chave:

Comportamento, Comprometimento organizacional, Serviço Público

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal a identificação da presença de componentes relacionados ao comprometimento organizacional baseado no modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991). Utilizando-se do estudo com servidores Docentes e Agentes Universitários, trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, com base em um instrumento de pesquisa já validado cientificamente para análise dos aspectos de comprometimento (BASTOS et al. 2008). Os resultados obtidos de acordo com análise proposta demonstraram um grau significativo de indecisão quanto ao comprometimento afetivo. As percepções dos pesquisados quanto às perdas aos deixarem a instituição indicaram em sua maior parte teriam perdas sociais ou perdas profissionais. Quanto ao sentimento de terem obrigações e deveres morais para com a organização, o estudo apurou que a maioria pesquisada acredita não ter sentimento de gratidão com a organização. Esses resultados podem ter relevância para a instituição objeto da pesquisa, pois revela o grau de comprometimento nas três dimensões analisadas (afetivo, instrumental e normativo) e pode servir como orientação para os gestores, no sentido de observar o desenvolvimento de politicas voltadas para a gestão de pessoas, e com isso alavancar os resultados, tanto para os servidores de forma individual, bem como para a instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Carlos Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE - Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Mestre em Administração - UFSM - Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus de Francisco Beltrão.

Gilberto Francisco Ceretta, Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE - Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Doutorando em Administração - Universidade Positivo - Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

Rocha, A. C., & Ceretta, G. F. (2014). COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Estudos Do CEPE, 183-206. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.3780

Edição

Seção

Artigos