O MECANISMO DE TRANSMISSÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA: UMA ANÁLISE UTILIZANDO VETORES AUTORREGRESSIVOS

Autores

  • Marcus Vinícius Amaral e Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Danyella Juliana Martins de Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Sinézio Fernandes Maia Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i40.3935

Palavras-chave:

Política Monetária, Taxa de Juros, Vetores Autorregressivos.

Resumo

O presente artigo analisa o mecanismo de transmissão da política monetária, levando-se em consideração a economia brasileira. Neste sentido, foram observados tanto o impacto das mudanças na política de taxas de curto prazo, diga-se as mudanças na taxa de juros Selic, sobre as taxas de juro de longo prazo, como o impacto de mudanças nas taxas de juros de diferentes maturidades sobre a atividade econômica. Para tanto, utiliza-se a metodologia de estimação de modelos de Vetores Autorregressivos (VAR), para dados mensais de janeiro de 2006 a setembro de 2012. Os principais resultados apontam que as taxas de juros de longo prazo no país são determinadas, em grande medida, pela taxa de câmbio e expectativa de inflação e, além disso, percebe-se que choques na taxa Selic tem um efeito mais prolongado sobre os rendimentos governamentais de longo prazo comparativamente à taxa de juros externa. Por outro lado, os resultados sugerem a existência de algumas limitações na eficácia da transmissão da política monetária sobre a economia real, dado que são encontradas evidências de que o canal da taxa de juros no Brasil trabalha especialmente por meio das taxas de juros de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Amaral e Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrando em economia pela Universidade Federal da Paraíba.

Danyella Juliana Martins de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestranda em economia pela Universidade Federal da Paraíba.

Sinézio Fernandes Maia, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, MG (1996). Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, PE (2001) e pós-doutorado em Economia. Professor do PPGE/UFPB.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

Amaral e Silva, M. V., Martins de Brito, D. J., & Fernandes Maia, S. (2014). O MECANISMO DE TRANSMISSÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA: UMA ANÁLISE UTILIZANDO VETORES AUTORREGRESSIVOS. Estudos Do CEPE, (40), 23-48. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i40.3935

Edição

Seção

Artigos