APRENDIZAGEM E GESTÃO DE ROTINAS NA CADEIA LEITEIRA: ESTUDO COM PRODUTORES DE LEITE DE LAGUNA CARAPÃ – MS

Autores

  • Mariana Prudencio Rezende Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4036

Palavras-chave:

Rotinas, Aprendizagem, Produção Leiteira

Resumo

A atividade pecuária de leite é importante sócio e economicamente para o Brasil e para o estado de Mato Grosso do Sul, pois é geradora de postos de trabalho e é uma atividade exercida por grande parte dos empreendimentos de agricultura familiar. No entanto, a produtividade das propriedades é muito baixa ao comparar com os índices de outros países produtores fazendo-se importante o estudo de inovação e aprendizado dentro das unidades de produção primária. O objetivo desse estudo é verificar a existência de processos de aprendizagem pela prática e gestão de rotinas nas propriedades leiteiras dos produtores pertencentes à Associação dos Produtores de Leite de Laguna Carapã. Como metodologia utilizou-se de um instrumento de coleta de dados que buscou caracterizar os produtores e averiguar a existência de processos de aprendizagem e gestão de rotinas para posterior análise por estatística de tendência central. Concluiu-se que existem processos de aprendizagem pela prática e gestão de rotinas com algumas deficiências.

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Biografia do Autor

Mariana Prudencio Rezende, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Economia pela UEMS, unidade de Ponta Porã

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Economia pela UFRGS, Mestre e Bacharel em Administração pela UFSM, Professor Titular dos Cursos de Administração, Economia e Contabilidade da UEMS, unidade de Ponta Porã

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Publicado

2014-07-08

Como Citar

Rezende, M. P., & Zamberlan, C. O. (2014). APRENDIZAGEM E GESTÃO DE ROTINAS NA CADEIA LEITEIRA: ESTUDO COM PRODUTORES DE LEITE DE LAGUNA CARAPÃ – MS. Estudos Do CEPE, (39), 32-54. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4036

Edição

Seção

Artigos