BRASIL E MERCOSUL: ASPECTOS ECONÔMICOS E A RELEVÂNCIA DO BLOCO PARA O PAÍS

Autores

  • Jean Carlo Amann Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, RS).
  • Matheus Danton Weber Oppitz
  • Valéria Koch Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4441

Resumo

O objetivo geral deste estudo é abordar a situação econômica do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) e a atuação do bloco em meio ao contexto econômico brasileiro. Questiona-se se ainda é imprescindível a participação do Brasil no grupo sul-americano, visto que, devido a uma série de desvios e deturpações, o MERCOSUL atualmente está distante dos princípios que guiaram sua criação. Em seu desdobramento, o estudo compreende revisões de bibliografias envolvendo o tema da integração econômica regional, com análises voltadas à América Latina, com foco no MERCOSUL e sua relação com a economia brasileira. Utilizou-se da pesquisa descritiva, quanto aos objetivos, e da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos, enquanto a análise seguiu abordagem qualitativa. Em relação aos resultados, avalia-se que a participação do Brasil no MERCOSUL, considerado unicamente o âmbito econômico, não se faz impreterível como outrora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlo Amann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, RS).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS); Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Universidade Feevale/RS; Técnico em Comércio Exterior pela Fundação Evangélica-IENH/RS.

Matheus Danton Weber Oppitz

Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Universidade Feevale/RS; Técnico em Comércio Exterior pela Fundação Evangélica-IENH/RS.

Valéria Koch Barbosa

Advogada. Docente das disciplinas de Núcleo de Prática Jurídica, Monografia I, Comunicação Empresarial e Português I na Universidade Feevale/RS.

Downloads

Publicado

2014-07-08

Como Citar

Amann, J. C., Oppitz, M. D. W., & Barbosa, V. K. (2014). BRASIL E MERCOSUL: ASPECTOS ECONÔMICOS E A RELEVÂNCIA DO BLOCO PARA O PAÍS. Estudos Do CEPE, (39), 107-138. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4441

Edição

Seção

Artigos