A INFLUÊNCIA DA CO-ASSIMETRIA E DA CO-CURTOSE NO RETORNO DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS BRASILEIROS

Autores

  • Bruno Milani Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sérgio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i40.4858

Palavras-chave:

Fundos de Investimento, Momentos Superiores, CAPM

Resumo

A indústria de fundos de investimento representa uma das principais formas de captação e investimento de recursos no mundo. Entre os problemas mais comuns no estudo dos fundos de investimento estão a mensuração, comparação e classificação dos retornos financeiros obtidos pelos fundos de investimento. Entre os principais modelos utilizados para tanto, está o Capital Asset Pricing Model (CAPM). Há uma gama de estudos que testam a validade do CAPM, bem como criticam e sugerem complementações que visam incrementar a qualidade do modelo. Entre as críticas mais conhecidas está a influência dos momentos superiores, preconizada por Miller e Scholes (1972), Kraus e Litzenberger (1976), Lee (1977) e Ang e Chua (1979). Este estudo foi aplicado a sub-amostras de fundos de gestão ativa e passiva cujos benchmarks são o Ibovespa, o IBrX e o ISE, segregadas em quartis, no intuito de verificar se os momentos superiores impactam a precificação dos fundos de investimentos brasileiros. Foi evidenciado que a inclusão dos momentos superiores é capaz de gerar coeficientes significativos, especialmente no que tange à co-curtose. Também verificou-se que o coeficiente linear tende a desaparecer conforme as novas variáveis são incluídas no modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Milani, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do curso de Administração da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS).

Paulo Sérgio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSM). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

Milani, B., & Ceretta, P. S. (2014). A INFLUÊNCIA DA CO-ASSIMETRIA E DA CO-CURTOSE NO RETORNO DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS BRASILEIROS. Estudos Do CEPE, (40), 49-77. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i40.4858

Edição

Seção

Artigos