AS VARIÁVIES DA CONSTRUÇÃO DE UM INDICADOR ECONOMICO E FINANCEIRO DE GRAU DE INVESTIMENTO CORPORATIVO: Tratamentos estatísticos de correlações e regressões

Autores

  • SERGIO CAVAGNOLI GUTH UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • ANTONIO JORGE FERNANDES UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.5647

Palavras-chave:

grau de investimento, indicador, corporações

Resumo

Em um contexto econômico competitivo e globalizado, as organizações precisam evoluir para acompanhar as mudanças que o ambiente lhes impõe, buscando a sustentabilidade e a perpetuidade. Na medida em que aumenta o ritmo das mudanças, a durabilidade das estratégias empresariais vai diminuindo, ocasionando a necessidade de transformações ininterruptas, com processos de reestruturação permanentes. O objetivo deste trabalho é analisar as correlações e os modelos de regressão oriundas dos índices econômicos e financeiros provindos da lucratividade, rentabilidade, liquidez e endividamento, tendo como base as corporações que detinham a certificação de grau de investimento no ano de 2008, emitidos pelas certificadoras internacionais, Standard & Poor's, Moody's e Fitch Ratings. A metodologia proposta para a configuração deste estudo é tipicamente quantitativa, embasada na análise estatística da correlação e da regressão. Constata-se por meio deste estudo que as variáveis estudadas, podem servir de base para a construção de um indicador econômico e financeiro de grau de investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SERGIO CAVAGNOLI GUTH, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Aveiro Portugal (2012), reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - (2013); Mestre em Ciências Contábeis "ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CONTROLADORIA" pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005); Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Passo Fundo (1998); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1996). Professor da Universidade de Caxias do Sul, (Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu PPGA e Lacto Sensu) e do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa ICSEC, (Pós Graduação Lacto Sensu). È escritor. È pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, da Universidade de Caxias do Sul - UCS; da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, e Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro. Atua como assessor e consultor de empresas no Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas áreas de gestão empresarial. Tem experiência nas áreas de Economia, Contabilidade e Administração, com ênfase em Gestão do Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, gerenciamento de custos, gestão financeira, gestão tributária, empreendedorismo, planejamento, controles de gestão e sistema de informações.

ANTONIO JORGE FERNANDES, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona (1996 - reconhecido pela UFMG em 2008), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1980). Pesquisador e conferencista em congressos nacionais e internacionais em Economia do Turismo, Economia da Energia, Impactos Econômicos do Turismo, Gestão de Atrações Turísticas, Turismo e Sustentabilidade, Competitividade das Empresas e Energia, Avaliação e Custos de Projetos de Energia Eólica. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Programa de Pós-Graduação em Turismo- PPGTUR da Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas linha de pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade e Turismo, Organizações e Sustentabilidade. Professor Licenciado da graduação, Mestrado e Doutorado no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro - Portugal. Experiência profissional na gestão acadêmica e administrativa no setor de ensino superior. Pesquisador da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro - Portugal.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

GUTH, S. C., & FERNANDES, A. J. (2015). AS VARIÁVIES DA CONSTRUÇÃO DE UM INDICADOR ECONOMICO E FINANCEIRO DE GRAU DE INVESTIMENTO CORPORATIVO: Tratamentos estatísticos de correlações e regressões. Estudos Do CEPE, (41), 04-27. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.5647

Edição

Seção

Artigos