PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SANTA CATARINA (1999-2014)

Autores

  • Mygre Lopes da Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Bacharel em Ciências Econômicas. E-mail: mygrelopes@gmail.com.
  • Rodrigo Abbade da Silva Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Ciências Econômicas. E-mail:abbaders@gmail.com.
  • Victor Vieira Bacharelando em Administração pela UFSM e Bolsista FIPE-UFSM. E-mail: victtorcv20@gmail.com.
  • Daniel Arruda Coronel

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.6142

Palavras-chave:

Exportações. Vantagem comparativa. Santa Catarina.

Resumo

Resumo: Este trabalho busca analisar o padrão de especialização do comércio internacional do estado de Santa Catarina, identificando os setores produtivos mais dinâmicos, no período entre 1999 e 2014. Para isso, calcularam-se os indicadores de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), de Comércio Intraindústria (CII), de Concentração Setorial das Exportações (ICS) e Taxa de Cobertura das Importações (TC). Os resultados indicaram que, apesar do estado ter como objetivo esforçar-se para a diversificação do setor produtivo e, assim, da pauta exportadora, esta continua a ser predominantemente composta por setores baseados no setor agroindustrial, como alimentos, fumo e bebidas e madeireiro. A partir disso, é possível inferir que os setores especializados no comércio internacional são aqueles que apresentam vantagens comparativas convencionais, embora se constate a existência de comércio intraindústria, no setor de máquinas e equipamentos. Palavras-chave: Exportações. Vantagem comparativa. Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mygre Lopes da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Bacharel em Ciências Econômicas. E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Bacharel em Ciências Econômicas. E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Rodrigo Abbade da Silva, Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Ciências Econômicas. E-mail:abbaders@gmail.com.

Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Ciências Econômicas. E-mail:abbaders@gmail.com.

Victor Vieira, Bacharelando em Administração pela UFSM e Bolsista FIPE-UFSM. E-mail: victtorcv20@gmail.com.

Bacharelando em Administração pela UFSM e Bolsista FIPE-UFSM. E-mail: victtorcv20@gmail.com.

Daniel Arruda Coronel

Professor Adjunto do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutor em Economia Aplicada pela UFV

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

da Silva, M. L., Silva, R. A. da, Vieira, V., & Coronel, D. A. (2015). PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SANTA CATARINA (1999-2014). Estudos Do CEPE, (41), 67-86. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.6142

Edição

Seção

Artigos