A Revista Cinergis, criada em 2000 (formato impresso), com publicação exclusivamente, em formato eletrônico, a partir de 2007, constitui-se em publicação interdisciplinar do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde e do Departamento de Educação Física e Saúde, de onde se originou este periódico. Com periodicidade trimestral, a Cinergis tem a missão de divulgar a produção científica interdisciplinar em promoção da saúde, envolvendo temáticas relativas à: atenção à saúde do escolar na educação básica, saúde da família, estilo de vida, nutrição e hábitos alimentares, atividade física, prevenção de fatores de risco às doenças cardiovasculares, saúde do trabalhador, vigilância em saúde, Sistema Único de Saúde e temas integrados às análises clínicas, genéticas e bioquímicas, que também compõem a biodinâmica humana, promoção da saúde e bem estar da população. A Cinergis não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos.
Os trabalhos submetidos serão avaliados por, pelo menos dois revisores; após o recebimento dos pareceres, os autores têm um prazo de 15 dias para responderem à revisão. A revista acolhe publicação de Artigos Originais e Artigos de Revisão. Trabalhos de outra natureza poderão ser aceitos para publicação, dependendo da avaliação do Conselho Editorial. Aos autores, são solicitadas as garantias de que nenhum material infrinja direito autoral existente, ou direito de uma terceira parte.
Poderão ser submetidos e aceitos os artigos escritos na língua portuguesa ou inglesa. Todos os artigos serão publicados na íntegra em português ou em inglês, com resumos em inglês, no caso de artigos publicados em português. A revisão ortográfica, independente da língua em que o artigo foi submetido, é de inteira responsabilidade dos autores.
A Cinergis adota as regras de preparação de manuscritos da International Committee of Medical Journal Editors.
Os artigos somente serão considerados para publicação com a condição de que não tenham sido publicados parcialmente, na íntegra ou estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico.
Ao final do manuscrito, os autores deverão declarar que não existe qualquer conflito de interesse relacionado ao artigo submetido. No caso especial de experimentos, envolvendo patentes, fármacos, suplementos ou equipamentos envolvidos no trabalho, os quais podem acarretar em interpretações diferenciadas, os mesmos deverão estar de acordo com a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 102/ 2000). Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínios e participação societária) com agentes financeiros relacionados aos produtos alimentícios, farmacêuticos ou equipamentos envolvidos no trabalho.
O estudo, envolvendo seres humanos, deverá estar de acordo com a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 466/12), incluindo a assinatura de um termo de consentimento informado e a proteção da privacidade dos voluntários.
O estudo envolvendo animais deverá estar de acordo com as resoluções específicas de acordo com o Conselho Nacional de Controle de experimentação animal.
Estudo, envolvendo ensaio clínico (ou estudo de caso clínico) deverá documentar todas as informações pertinentes a sua adequada avaliação, de acordo com o que foi preliminarmente estabelecido na literatura a respeito da patologia ou situação clínica em especial. Os autores deverão referir-se ao "CONSORT" (www.consort-statement.org).

ARTIGO ORIGINAL

ARTIGO DE REVISÃO

Os artigos serão avaliados por pelo menos dois revisores com experiência consolidada na área de interesse do trabalho, velando seu parecer pautado na qualidade, relevância e linguagem científica do manuscrito. Após o parecer favorável dos revisores, os artigos poderão passar por uma última avaliação editorial. Após concluir o processo de submissão do manuscrito, será gerado automaticamente um e-mail de confirmação de recebimento, contando a partir desta data aproximadamente 8 semanas para o parecer final.

Tempo de avaliação (aos revisores)

Lembretes a avaliadores

5 dias

Correção de provas gráficas

Após o aceite do manuscrito, uma prova gráfica será enviada para o e-mail do autor correspondente. Os autores deverão encaminhar a prova gráfica com as devidas correções em, no máximo, 48 horas após o seu recebimento.

Endereço para correspondência

Prof. Dra. Miria Suzana Burgos
Editor-Chefe da Cinergis
Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Educação Física e Saúde
Mestrado em Promoção da Saúde
Avenida Independência 2283 Sala 4206
Santa Cruz do Sul, RS - CEP 96815900
E-mail: borfe.leticia@gmail.com
Fone: (51) 3717 7603 /7602

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.