Determinação da carga de trabalho decorrente de aulas de educação física escolar

Autores

  • Socorro Fernanda Coutinho dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Sheilla Tribess Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Alex Soares Marreiros Ferraz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i1.3634

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Esforços Físicos, Carga de Trabalho

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a utilização de métodos de determinação da carga de trabalho dos esforços físicos, realizados nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por escolares de 11 a 13 anos, foram realizadas medidas antropométrica e companhadas duas aulas de Educação Física, para determinação do tempo engajado em esforços físicos, tempo correndo, e carga de trabalho. Essa foi determinada pelo método da zona de frequência cardíaca (FC) e da percepção subjetiva de esforço (PSE). Os dados foram apresentados através frequência relativa e absoluta, estatística descritiva (média, amplitude de variação e desvio-padrão) e medidas de associação (Graph Pad Prisma 5.0). Os resultados relevam que os esforços realizados foram de baixa intensidade e duração, em termos de alteração da FC e do tempo de participação ativa na aula, com os meninos se apresentando mais ativos, do que as meninas. A determinação da carga de trabalho, corroborou esses resultados. Os métodos apresentaram correlação positiva e linear com o tempo engajado e tempo correndo. Dessa forma, pressupõe-se que ambos os métodos poderiam ser utilizados na análise dos esforços realizados, durante as aulas de Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Socorro Fernanda Coutinho dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação Física-UFPI Especialização Saúde, Atividade Física e Nutrição-IFPI (Em Andamento)

Sheilla Tribess, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Educação Física-UFSC Especialização em Atividade Física e Envelhecimento-UNOPAR Especialização em Educação Física Escolar-UFSC Mestrado em Educação Física-UFSC Doutorado em Ciências da Saúde-UNB

Alex Soares Marreiros Ferraz, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Educação Física-UFPI Especialização em Atividade Física e Saúde-UFPI Especialização em Nutrição e Exercício Físico-UECE Mestrado em Ciências Fisiológicas-UECE Doutorado em Biotecnologia-UECE

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Publicado

2013-11-28

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL