Decisão jurídica e legitimidade: criando laços entre democracia e justiça

Autores

  • Guilherme Raimundo da Silva Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Rafael Lazzarotto Simioni Faculdade de Direito do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i47.6238

Palavras-chave:

Conciliação, decisão jurídica, legitimidade, procedimentalismo, substancialismo.

Resumo

A questão da legitimidade do Direito e da decisão jurídica foi se destacando dentro do período chamado de pós-positivismo jurídico. Este trabalho se preocupou em analisar a legitimidade do Direito sob os aspectos das teorias procedimentalistas, que destacam a legitimidade mediante o procedimento democrático, e substancialistas, que apostam na possibilidade de fundamentação de decisões corretas com base em convicções substanciais. A exploração das possibilidades de conciliação entre procedimentalismo e substancialismo abre a discussão sobre a legitimidade do Direito e da decisão jurídica sob uma perspectiva mais próxima à realidade do Estado Democrático de Direito. Nesse esforço de se estabelecer os laços entre procedimentalismo e substancialismo, consequentemente criam-se os laços entre democracia e justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Raimundo da Silva, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Mestrando do Programa da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Área de Concentração Constitucionalismo e Democracia. Taxa Capes.

Rafael Lazzarotto Simioni, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Pós-Doutor em Teoria do Direito pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito Público pela Unisinos, Mestre em Direito pela UCS, Professor do Programa de Mestrado em Direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

Silva, G. R. da, & Simioni, R. L. (2015). Decisão jurídica e legitimidade: criando laços entre democracia e justiça. Revista Do Direito, (47), 33-49. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i47.6238

Edição

Seção

Artigos