Transformações históricas e diferenciação dos sistemas agrários: as estratégias de reprodução socioeconômica entre as famílias quilombolas de Morro Alto (Maquiné – RS – Brasil)

Autores

  • Matias Felipe Eidelwein Kraemer
  • Lovois de Andrade Miguel

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v19i2.3017

Palavras-chave:

Comunidade quilombola de Morro Alto. Sistemas agrários. Sistemas de produção. Reprodução socioeconômica. Desenvolvimento local.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva sobre a agricultura presente entre as famílias da comunidade quilombola de Morro Alto (Maquiné/RS). Para tanto busca descrever e analisar as diferentes estratégias de reprodução socioeconômica adotadas ao longo das transformações históricas e diferenciação dos sistemas agrários na região que circunscreve o território ocupado por esta população. Partindo da revisão bibliográfica, da leitura da paisagem e dos relatos dos quilombolas acerca de seus atuais sistemas de produção, busca-se delinear uma tipologia social, para então realizar uma discussão sobre as possibilidades de desenvolvimento do território quilombola em processo de regularização fundiária. Foi possível identificar seis tipos sociais que diferenciaram suas estratégias de reprodução socioeconômica ao longo do tempo. O desenvolvimento territorial passa pela articulação de uma série de atores e atividades multissetoriais, a partir da regularização fundiária e da possibilidade de construção de um projeto de desenvolvimento territorial focado nas perspectivas das famílias quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-16

Como Citar

Kraemer, M. F. E., & Miguel, L. de A. (2014). Transformações históricas e diferenciação dos sistemas agrários: as estratégias de reprodução socioeconômica entre as famílias quilombolas de Morro Alto (Maquiné – RS – Brasil). Redes, 19(2), 258-285. https://doi.org/10.17058/redes.v19i2.3017

Edição

Seção

Artigos