Aspectos socioeconômicos na microbacia hidrográfica do Riacho Val Paraíso – PB – Brasil

Autores

  • José Deomar de Souza Barros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Lucia Helena Garófalo Chaves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Soahd Arruda Rached Farias Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v19i1.3904

Palavras-chave:

aspectos socioeconômicos, comunidades rurais, atividade agropecuária.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar os aspectos socioeconômicos da microbacia hidrográfica do Riacho Val Paraiso – PB. A referida pesquisa foi realizada no período de 10 de maio a 15 de julho de 2013, contendo uma amostra de 68 famílias. Elaborou-se um questionário socioeconômico, de acordo com a metodologia de Rocha (1997), que foi aplicado na forma de entrevistas nas comunidades rurais que fazem parte da microbacia. Os resultados obtidos indicaram que a faixa etária das pessoas entrevistadas está acima de 60 anos de idade; que possuem uma baixa escolaridade; que são proprietários da terra; que a principal fonte de água são os poços artesianos; que praticam a atividade agropecuária de subsistência; que possuem apenas ferramentas manuais para lidar com a terra e que a renda familiar é complementada por aposentadorias e/ou auxílios do Governo Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Deomar de Souza Barros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia e em Química; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Especialista em Agroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ensino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre e Doutorando em Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Lucia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1977), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1983) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande com Pós-Doutorado na Universidade do Arizona, USA (2004). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade, salinidade, propriedades quimicas, variabilidade espacial e uso de rejeitos.

Soahd Arruda Rached Farias, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1988), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/UAEAg na área de mecanização agrícola e meio ambiente, ministrando disciplinas de Elementos de máquinas, Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental, além de Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas na pós graduação de Engenharia Agrícola. Socia voluntária da ONG Centro de Desenvolvimento Difusão e Apoio Comunitário. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, barragem subterrânea, água, semi-árido, solo, projetos agrícolas, Manejo Integrado de Bacia Hidrográfica.

Downloads

Publicado

2014-02-12

Como Citar

Barros, J. D. de S., Chaves, L. H. G., & Farias, S. A. R. (2014). Aspectos socioeconômicos na microbacia hidrográfica do Riacho Val Paraíso – PB – Brasil. Redes, 19(1), 169-186. https://doi.org/10.17058/redes.v19i1.3904

Edição

Seção

Artigos