Em busca do desenvolvimento regional: os intelectuais e suas propostas para o norte de Minas Gerais

Autores

  • Ilva Ruas Abreu Professora da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, atuando na graduação (Economia) e pós (Mestrado em História)
  • Laurindo Mekie Pereira Professor da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes
  • Edi de Freitas Cardoso Júnior Professor das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4144

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional. Norte de Minas. Intelectuais.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo acerca das ideias e ações de três intelectuais atuantes no norte de Minas Gerais, na segunda metade do século XX, no contexto de sua modernização econômica: o empresário Luiz de Paula Ferreira, o médico e líder político Pedro Santos e o economista Alfredo Dolabella Portela Filho. O objetivo é investigar a trajetória desses três personagens, identificando e discutindo as suas visões e propostas para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilva Ruas Abreu, Professora da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, atuando na graduação (Economia) e pós (Mestrado em História)

Doutora em História pela UFMG. Professora da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, atuando na graduação (Economia) e pós (Mestrado em História)

Laurindo Mekie Pereira, Professor da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Doutor em História pela USP. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, atuando na graduação e pós (Mestrado)

Edi de Freitas Cardoso Júnior, Professor das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE

Mestre em Historia pela UFMG. Professor das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Abreu, I. R., Pereira, L. M., & Cardoso Júnior, E. de F. (2015). Em busca do desenvolvimento regional: os intelectuais e suas propostas para o norte de Minas Gerais. Redes, 20(3), 266-283. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4144