Questões emergentes para um (novo) Temário da Geografia Política do Oeste Baiano

Autores

  • Paulo Roberto Baqueiro Brandão Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4979

Palavras-chave:

Geografia Política. Oeste Baiano. Secessões. Litígios de limites. Migrações internacionais.

Resumo

Questões políticas sempre tiveram alguma centralidade na constituição da parcela mais ocidental do território baiano. Nos dias atuais, alguns processos têm ganhado importância na escala regional. Assim, três grandes questões emergem como debates necessários para a compreensão da Geografia Política contemporânea do Oeste Baiano: (a) os litígios territoriais com os estados vizinhos (Goiás e Tocantins, principalmente, mas também Piauí e Minas Gerais), (b) a pretensa criação do Estado do Rio São Francisco e, no âmbito intrarregional, de novos municípios, (c) além da imigração de populações estrangeiras. A ideia contida neste texto é, pois, traçar um breve panorama de cada um desses temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Baqueiro Brandão, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professor dos Cursos de Geografia e Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Centro das Humanidades, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Campus de Barreiras)

Downloads

Publicado

2016-01-03

Como Citar

Brandão, P. R. B. (2016). Questões emergentes para um (novo) Temário da Geografia Política do Oeste Baiano. Redes, 20(3), 382-400. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.4979

Edição

Seção

Artigos