LINHA EDITORIAL

Refexão e Ação é um canal de discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade contemporânea. Desse modo, se constitui em instrumento de divulgação da produção científica de pesquisadores da área da educação e afins, que em seu conjunto, constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica. Conta, para tanto, com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e/ou internacional.

Desde sua origem, a linha editorial da revista foi em boa parte expressão das mediações educativas do Departamento de Educação da universidade. Isso se explica nos temas gerais mais enfocados, como formação de professores e educação popular. Na medida em que se qualificam as publicações, ora gestadas a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação, amplia-se o universo temático da revista Reflexão e Ação, contemplando as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado, cujos focos são: Identidade e Diferença na Educação, Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação.

Através dessa linha editorial, ligada à área de ciências humanas e sociais e mais especificamente à educação, Reflexão e Ação institui-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores de novos conhecimentos entre as universidades e o conjunto da sociedade.

A Reflexão e Ação não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos.

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Temáticos

Entrevista

Artigos Especiais

Nominata de Avaliadores

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Orientações para Autores

Linha Editorial

Comitê Científico

Relatos e Experiências

Organizadores da Edição

Artigos do Fluxo

Artigos

Reflexão e Ação adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores. Estes terão o prazo de três (3) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.
A indicação (recrutamento) de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área da educação e/ou áreas afins, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.

Periodicidade

Reflexão e Ação é uma publicação quadrimestral do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - RS.