Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Reflexão e Ação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


1. A Revista Reflexão e Ação recebe artigos inéditos de autores/as, brasileiros/as e estrangeiros/as que tratem de educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. A contribuição deve ser original e inédita, não tendo sido publicada ou estar em avaliação em outra revista ou anais de eventos.

Os manuscritos recebidos pela Reflexão e Ação são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. A revista condena práticas antiéticas e parte da premissa de que os autores garantem a originalidade do documento e explicitam o uso de informações de outros/as autores/as referenciadas corretamente. Assim sendo, é possível que os/as autores/as recebam questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pela ferramenta utilizada. Caso más práticas sejam confirmadas, o/a autor/a e co-atores/as envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

Em virtude da importância de identificar com maior precisão os/as autores/as, a revista Reflexão e Ação solicita que os/as autores/as incluam o ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos. Este identificador individualiza o/a pesquisador/a, distinguindo um do outro e ao mesmo tempo impedindo que haja problemas com ambiguidades nas entradas e grafias do mesmo nome. Outra característica importante é que ele é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados.
Usando um ORCID ID, os/as pesquisadores/as são conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações.

O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.

2. A Reflexão e Ação não aceita submissões de capítulos de tese ou dissertações, relatórios de pesquisa e trabalhos de conclusão de cursos. Se uma versão preliminar ou reduzida do trabalho já foi publicada em anais de eventos ou em outros meios, isso deve ser informado no momento da submissão. A pertinência do texto submetido estará sob avaliação dos/das editores/as da revista.

3. Podem ser submetidos artigos de pesquisadores/as doutores/as, mestres e doutorandos/as, além de mestrandos/as, desde que produzidos em coautoria com doutores/as. O número máximo de autores/as por artigo é de três. Os metadados de cada autor/a devem estar corretamente preenchidos.

4. Autores/as deverão respeitar o interstício de 18 meses entre a publicação de original de sua autoria ou co-autoria e a submissão de novo artigo; além disso, não deverá ter mais de um artigo em processo de avaliação.

5. Os artigos podem ser encaminhados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.

6. Os artigos devem ter entre 35 mil e 45 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, notas e resumos. No corpo do texto deve ser utilizada a fonte Arial Unicode, tamanho 10 e espaçamento simples. Além disso, as citações diretas (longas) devem ter recuo de 4 cm, fonte tamanho 8 e espaços múltiplos 0,7 entre linhas.

7. O título do artigo deve ser em português, inglês e espanhol, e conter, no máximo, 100 caracteres com espaços. O título no idioma original deve receber as seguintes configurações: fonte Arial Unicode, tamanho 11 e estilo negrito. As demais línguas seguem o padrão: fonte Adobe Devanagari, tamanho 9, estilo itálico.

8. Os títulos das demais seções devem seguir as seguintes configurações: fonte Arial Unicode, tamanho 10, alinhado à esquerda e estilo negrito.

9. A primeira página do texto deve conter o título do trabalho, o(s) nomes(s) do/a autor/a e co-autores/as com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas. Cada autor/a deverá receber uma nota de rodapé com as seguintes informações: Instituição – Sigla da instituição – Cidade – Estado – País - ORCID.

10. A primeira página do texto também deve apresentar RESUMO em português, espanhol e inglês, que não ultrapassem, cada um, a 700 caracteres, incluindo espaços, escrito em um único parágrafo, seguido de até cinco palavras-chave. Aqueles em língua portuguesa devem, obrigatoriamente, apresentar uma versão do título do artigo, do resumo e das palavras-chave em Língua Inglesa e em Língua Espanhola. Artigos em língua estrangeira devem apresentar, obrigatoriamente, uma versão do título do artigo, do resumo e das palavras-chave em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.

11. As referências (sejam bibliográficas, midiáticas ou outras) deverão estar em ordem alfabética, fonte Arial Unicode, tamanho 10, espaço simples, no final do artigo, conforme normas da ABNT (NBr 6023, 2002).

12. Acrescentar o endereço do DOI nas referências de artigos em formato digital, se houver.

13. Para citações no texto, usar o sistema autor-data seguido da respectiva página. Exemplo: (MORIN, 1995, p. 64) ou Conforme Morin "..." (1995, p. 64). Citações literais de até três linhas são inseridas no texto observando a transcrição entre aspas duplas. Citações literais de mais de 3 linhas constituem um parágrafo independente, recuado a 4 centímetros da margem esquerda, com espaço 1,0 (simples), fonte tamanho 10 e sem aspas. Entre o texto anterior a estas citações e o subsequente, recomenda-se deixar um espaço de 1,5.

14. Figuras e tabelas [indicar fonte (dados bibliográficos, autor, data, título, p.)], devem ser numeradas em arábico, consecutivamente, sempre que possível na ordem em que aparecem no texto. Para todas as referências às ilustrações e tabelas no texto, empregar, respectivamente, as abreviaturas Fig. e Tab. As legendas devem ser apresentadas em folha à parte.

15. Desenhos, gráficos e mapas deverão ser digitalizados em alta resolução, sob avaliação dos/as edtiores/as.

16. Explicitar ao realizar a submissão, na opção Comentários para o editor, se o artigo é destinado a alguma chamada de trabalhos aberta.

17. As entrevistas devem ter entre 35 mil e 45 mil caracteres com espaços. No corpo do texto deve ser utilizada a fonte Arial Unicode, tamanho 10 e espaçamento simples. O título da entrevista deve estar em português, inglês e espanhol, e conter, no máximo, 100 caracteres com espaços, na fonte Arial Unicode, tamanho 11 e estilo negrito.

18. As resenhas devem ter entre 12 mil e 15 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas. No corpo do texto deve ser utilizada a fonte Arial Unicode, tamanho 10 e espaçamento simples. O título deve estar em português, inglês e espanhol, e conter, no máximo, 100 caracteres com espaços, na fonte Arial Unicode, tamanho 11 e estilo negrito. Além disso, as citações diretas (longas) devem ter recuo de 4 cm, fonte tamanho 8 e espaços múltiplos 0,7 entre linhas.


Observação

Os editores reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos/as autores/as que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.

Orientações para a aplicação das Normas da ABNT

>>Clique aqui para baixar o modelo de formatação

1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO
Exemplo: APPLE, Michael W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

2. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/(SE HOUVER OUTRO AUTOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/PONTO/Título do artigo/PONTO/Título do periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local (sede de publicação da revista)/DOIS PONTOS/Entidade à qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico (se houver)/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/VÍRGULA/Mês (abreviado)/Data de publicação/PONTO.
Exemplo: ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006.

3. Coletâneas: sobrenome do autor do capítulo (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do capítulo/PONTO/Escrever “In:”/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÍRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/ Escrever, quando for o caso, “(Org.)”/PONTO/Título da coletânea (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/Nome do tradutor, quando houver/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO.
Exemplo: ROMÃO, José E. Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.

4. Teses: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/ Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Data da defesa/PONTO/Número de folhas/PONTO/Grau acadêmico a que se refere/TRAVESSÃO/Instituição onde foi apresentada/VÍRGULA/Local da publicação/PONTO.
Exemplo: BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

5. Trabalhos apresentados em congressos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do trabalho apresentado/PONTO/Escrever “In:”/nome do evento(Maiúscula)/VÍRGULA/numeração do evento (se houver)/PONTO/VÍRGULA/Data de publicação/VÍRGULA/Local de realização/PONTO/Título do documento/Local de realização/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Período de realização do evento/VÍRGULA/Mês (abreviado)/data de publicação/PONTO/página inicial e final da parte referenciada/PONTO.
Exemplo: MALDONADO FILHO, Eduardo. A transformação de valores em preço de produção e o fenômeno da absorção e liberação de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.

6. Trabalhos em meio eletrônico: sobrenome do autor (Maiúscula)/ VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título/ PONTO/Título do Periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Entidade a qual a revista é vinculada/VÍRGULA/Volume do periódico/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO/ Endereço DOI/PONTO.
Exemplo: MALET, Régis. Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da Educação Comparada. Educação & Sociedade, Campinas: Unicamp, vol.25, n. 89, Set./Dec. 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400011

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 10MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção “Sobre”no site da revista Reflexão e Ação.
  5. O título, o resumo e os descritores estão com suas equivalências em português, espanhol e inglês.
  6. Os metadados deverão ser incluídos corretamente no sistema. Não havendo pendências em relação aos/às autores/as da submissão e aos demais colaboradores.
  7. Acrescentar o endereço do DOI nas referências de artigos em formato digital, se houver.
  8. O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão.
  9. A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo selecionados, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas apresentadas anteriormente.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

Licença Creative Commons Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.