Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 10MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção “Sobre”no site da revista Reflexão e Ação.
  • O título, o resumo e os descritores estão com suas equivalências em português, espanhol e inglês.
  • Os metadados estão incluídos corretamente no sistema. Não havendo pendências em relação aos/às autores/as da submissão e aos demais colaboradores.
  • Acrescentar o endereço do DOI nas referências de artigos em formato digital, se houver.
  • O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão, as suas respectivas titulações e vínculos institucionais.
  • A Comissão Editorial se reserva o direito de não publicar artigos que, mesmo com pareceres favoráveis a publicação, não estejam de acordo com as edições de fluxo e/ou dossiês.

Diretrizes para Autores

1. A Revista Reflexão e Ação recebe artigos inéditos de autores/as, brasileiros/as e estrangeiros/as que tratem de educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. A contribuição deve ser original e inédita, não tendo sido publicada ou estar em avaliação em outra revista ou anais de eventos.

Os manuscritos recebidos pela Reflexão e Ação são submetidos à ferramenta de comparação de texto Similiarity Check, distribuída pelo iThenticate. A revista condena práticas antiéticas e parte da premissa de que os autores garantem a originalidade do documento e explicitam o uso de informações de outros/as autores/as referenciadas corretamente. Assim sendo, é possível que os/as autores/as recebam questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pela ferramenta utilizada. Caso más práticas sejam confirmadas, o/a autor/a e co-atores/as envolvidos receberão o aviso de rejeição e arquivamento do trabalho.

Em virtude da importância de identificar com maior precisão os/as autores/as, a revista Reflexão e Ação solicita que incluam-se ORCID em seus metadados no momento da submissão dos manuscritos. Este identificador individualiza o/a pesquisador/a, distinguindo um do outro e ao mesmo tempo impedindo que haja problemas com ambiguidades nas entradas e grafias do mesmo nome. Outra característica importante é que ele é irrestrito e possibilita o intercâmbio de metadados. Usando um ORCID ID, os/as pesquisadores/as são conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações.

O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente por meio do site http://orcid.org.

2. A Reflexão e Ação não aceita submissões de capítulos de tese ou dissertações, relatórios de pesquisa e trabalhos de conclusão de cursos. Se uma versão preliminar ou reduzida do trabalho já foi publicada em anais de eventos ou em outros meios, isso deve ser informado no momento da submissão. A pertinência do texto submetido estará sob avaliação dos/das editores/as da revista.

3. Podem ser submetidos artigos de pesquisadores/as doutores/as, mestres e doutorandos/as, além de mestrandos/as, desde que produzidos em coautoria com doutores/as. O número máximo de autores/as por artigo é de três. Os metadados de cada autor/a devem estar corretamente preenchidos, incluindo a sua titulação durante o processo de submissão na etapa 3 (Inclusão de metadados), no item Biografia.

4. Autores/as deverão respeitar o interstício de 18 meses entre a publicação de original de sua autoria ou co-autoria e a submissão de novo artigo; além disso, não deverá ter mais de um artigo em processo de avaliação.

5. Os artigos podem ser encaminhados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.

6. Os artigos devem ter entre 35 mil e 45 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, notas e resumos. No corpo do texto deve ser utilizada a fonte Arial Unicode MS, tamanho 10 e espaçamento simples. Para citações no texto, usar o sistema autor-data seguido da respectiva página. Exemplo: (MORIN, 1995, p. 64) ou Conforme Morin "..." (1995, p. 64). Citações literais de até três linhas são inseridas no texto observando a transcrição entre aspas duplas. Além disso, as citações diretas (longas) devem ter recuo de 4 cm, fonte tamanho 8 e espaços múltiplos 0,7 entre linhas.

7. O título do artigo deve ser em português, inglês e espanhol, e conter, no máximo, 100 caracteres com espaços (nos três idiomas). O título no idioma original deve receber as seguintes configurações: fonte Arial Unicode, tamanho 11 e estilo negrito. As demais línguas seguem o padrão: fonte Adobe Devanagari, tamanho 9, estilo itálico.

8. Os títulos das demais seções devem seguir as seguintes configurações: fonte Arial Unicode, tamanho 10, alinhado à esquerda e estilo negrito.

9. Os metadados deverão ser incluídos corretamente no sistema. Não havendo pendências em relação aos/às autores/as da submissão e aos demais colaboradores. O(s) autor(es) informaram o seu registro ORCID nos metadados da submissão.

10. A primeira página do texto também deve apresentar RESUMO em português, espanhol e inglês, que não ultrapassem, cada um, a 700 caracteres, incluindo espaços, escrito em um único parágrafo, seguido de até cinco palavras-chave. Aqueles em língua portuguesa devem, obrigatoriamente, apresentar uma versão do título do artigo, do resumo e das palavras-chave em Língua Inglesa e em Língua Espanhola. Artigos em língua estrangeira devem apresentar, obrigatoriamente, uma versão do título do artigo, do resumo e das palavras-chave em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.

11. As referências (sejam bibliográficas, midiáticas ou outras) deverão estar em ordem alfabética, fonte Arial Unicode, tamanho 10, espaço simples, no final do artigo, conforme normas da ABNT (NBr 6023, 2002).

12. Acrescentar o endereço do DOI nas referências de artigos em formato digital, se houver.

13. Figuras e tabelas [indicar fonte (dados bibliográficos, autor, data, título, p.)], devem ser numeradas em arábico, consecutivamente, sempre que possível na ordem em que aparecem no texto. Para todas as referências às ilustrações e tabelas no texto, empregar, respectivamente, as abreviaturas Fig. e Tab. Desenhos, gráficos e mapas deverão ser digitalizados em alta resolução, sob avaliação dos/as editores/as.

14. As entrevistas devem ter entre 35 mil e 45 mil caracteres com espaços. No corpo do texto deve ser utilizada a fonte Arial Unicode MS, tamanho 10 e espaçamento simples. O título da entrevista deve estar em português, inglês e espanhol, e conter, no máximo, 100 caracteres com espaços, na fonte Arial Unicode MS, tamanho 11 e estilo negrito.

15. As resenhas devem ter entre 12 mil e 15 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas e notas. No corpo do texto deve ser utilizada a fonte Arial Unicode MS, tamanho 10 e espaçamento simples. O título deve estar em português, inglês e espanhol, e conter, no máximo, 100 caracteres com espaços, na fonte Arial Unicode MS, tamanho 11 e estilo negrito. Além disso, as citações diretas (longas) devem ter recuo de 4 cm, fonte tamanho 8 e espaços múltiplos 0,7 entre linhas.

16. Desenhos, gráficos e mapas devem ser digitalizados em alta resolução, sob avaliação do(s) editor(es).

17. A partir de 01 de maio de 2020, os artigos em português submetidos à Reflexão e Ação poderão, se aprovados, verter o texto original para uma língua estrangeira (inglês ou espanhol). A revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo/a autor/a). O texto traduzido deverá ser enviado para os/as editores/as no prazo estipulado pelos mesmos a partir do aceite do manuscrito original.

Observações:

*A responsabilidade e os custos com a versão para outro idioma deverá ser assumida pelos/as autores/as do artigo. No texto traduzido deverá constar os créditos do/da profissional responsável pela versão (nome e endereço eletrônico). Os trâmites financeiros com essa atividade não tem qualquer participação da REA e seus/suas editores/as.

*Os/As editores/as reservam-se o direito de proceder a pequenas modificações nos originais, visando sua adequação aos padrões da publicação. Modificações substanciais serão de responsabilidade dos/as autores/as que receberão cópias dos pareceres com as respectivas sugestões.

Orientações para a aplicação das Normas da ABNT

>>Clique aqui para baixar o modelo de formatação

1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO

Exemplo: APPLE, Michael W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

2. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/(SE HOUVER OUTRO AUTOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/PONTO/Título do artigo/PONTO/Título do periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local (sede de publicação da revista)/DOIS PONTOS/Entidade à qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico (se houver)/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/VÍRGULA/Mês (abreviado)/Data de publicação/PONTO.

Exemplo: ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006.

3. Coletâneas: sobrenome do autor do capítulo (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do capítulo/PONTO/Escrever “In:”/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÍRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/ Escrever, quando for o caso, “(Org.)”/PONTO/Título da coletânea (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/Nome do tradutor, quando houver/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO.

Exemplo: ROMÃO, José E. Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.

4. Teses: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/ Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Data da defesa/PONTO/Número de folhas/PONTO/Grau acadêmico a que se refere/TRAVESSÃO/Instituição onde foi apresentada/VÍRGULA/Local da publicação/PONTO.

Exemplo: BARREIRA, Luis. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

5. Trabalhos apresentados em congressos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do trabalho apresentado/PONTO/Escrever “In:”/nome do evento(Maiúscula)/VÍRGULA/numeração do evento (se houver)/PONTO/VÍRGULA/Data de publicação/VÍRGULA/Local de realização/PONTO/Título do documento/Local de realização/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Período de realização do evento/VÍRGULA/Mês (abreviado)/data de publicação/PONTO/página inicial e final da parte referenciada/PONTO.

Exemplo: MALDONADO FILHO, Eduardo. A transformação de valores em preço de produção e o fenômeno da absorção e liberação de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.

6. Trabalhos em meio eletrônico: sobrenome do autor (Maiúscula)/ VÍRGULA/Seguido do nome (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título/ PONTO/Título do Periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Entidade a qual a revista é vinculada/VÍRGULA/Volume do periódico/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO/ Endereço DOI/PONTO.

Exemplo: MALET, Régis. Do Estado-Nação ao Espaço-Mundo: as condições históricas da renovação da Educação Comparada. Educação & Sociedade, Campinas: Unicamp, vol.25, n. 89, Set./Dec. 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400011

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina

Dossiê Temático.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.