BULLYING ENTRE ESCOLARES: UM ESTUDO DESCRITIVO NA CIDADE DE CRUZ ALTA/RS

Karine Bueno do Nascimento, Marilia de Rosso Krug, Fátima Terezinha Lopes da Costa, Bianca Bueno do Nascimento

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a prevalência de vítimas de bullying, suas características comportamentais e os sentimentos associados de estudantes de escolas públicas. Isto por que, o tema tem chamado à atenção de docentes em todo o país, sendo este trabalho uma forma de contextualizar o cotidiano dos alunos sobre este aspecto, analisando os resultados obtidos com outros estudos na área que utilizaram a mesma metodologia. Para isto, utilizou-se o questionário da instituição inglesa Kidscape, tendo como entrevistados 459 alunos de ambos os sexos, matriculados de 5ª a 8ª série, em três escolas públicas estaduais da cidade de Cruz Alta–RS. Através dos dados obtidos, pode-se constatar que o bullying está presente nas escolas do município, tendo como reflexo alunos desmotivados para frequentar o ambiente escolar em virtude das agressões sofridas diariamente, dentre de muitos outros aspectos discutidos no estudo. Diante disto, torna-se necessário um engajamento da comunidade escolar e por parte do Estado políticas públicas voltadas para o tema em questão.

Palavras-chave


Educação; Estudantes; Violência

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v21i1.3418

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