A linguagem audiovisual como prática escolar

Autores

  • Simone Berle
  • Márcia Vilma Murillo

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2141

Palavras-chave:

Educação da Infância – Linguagem Audiovisual – Experiência – Linguagens na Educação

Resumo

O ensaio discute a relação entre o cinema e a escola para tematizar a linguagem audiovisual e suas implicações nas práticas escolares. Mesmo com o acesso a materiais e recursos audiovisuais, o cinema comparece no cotidiano escolar como apoio pedagógico diante da hierarquização e redução das linguagens à leitura e à escrita na educação das crianças. Para discutir a necessária pluralização de experiências com as linguagens, enquanto prática escolar, busca dialogar com a proposta de Jorge Larrosa, de substituir o par teoria/prática pelo par experiência/sentido para pensar a educação e com a concepção do humano como ser histórico e produtor de história em Paul Ricoeur. Nosso olhar de educadoras e pesquisadoras da infância interroga a naturalizada presença da linguagem audiovisual na educação das crianças, para destacar a desconsideração pela pluralidade de acessos midiáticos que as crianças podem interagir atualmente. Não reivindica a inclusão do cinema nos currículos, enquanto área de conhecimento a ser contemplada como “conteúdo”, mas aponta a importância do ampliar as aprendizagens, no cotidiano escolar, ao reivindicar a pluralização dos processos de aprender a complexificar repertórios linguageiros.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Berle, S., & Murillo, M. V. (2011). A linguagem audiovisual como prática escolar. Signo, 36(61), 422-439. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2141

Edição

Seção

O texto na educação