Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual

Autores

  • Miranilde Oliveira Neves

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314

Palavras-chave:

Estratégias. Leitura. Legislação.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar uma experiência que ocorreu no IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí, com alunos selecionados entre as turmas do 1º ao 4° ano de Saneamento Ambiental, Informática e Eletrotécnica, todas pertencentes ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Esta experiência ocorreu no período de agosto de 2009 a junho de 2011 e pretende-se aqui descrever o processo de produção textual dos alunos envolvidos nas oficinas de texto ofertadas no Instituto e também avaliar as estratégias de leitura e de produção textual – sempre com o apoio de educadores de geografia, história, sociologia, filosofia, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Por fim, baseado nos resultados, estabelece-se aqui uma proposta de oficina dinâmica e interativa, que desperta o educando para a leitura de bons e diferentes livros, o que contribui para melhor desenvolver a argumentação. Este foi um projeto que também fez uso da legislação vigente em nosso país, pois o que se pretende a partir dele é formar cidadãos críticos, conscientes do importante papel que desempenham na sociedade e, portanto, conhecedores de seus direitos e deveres. O método de trabalho combina leitura crítica de textos informativos (retirados de jornais, revistas, Internet e livros) e literários para formar um leitor autêntico, sendo bastante explorado também exercícios de produção oral e escrita. A fundamentação teórica para as oficinas ancora-se em Ângela KLEIMAN, Mariza LAJOLO e Delia LERNER. Os resultados confirmam o sucesso das propostas apresentadas nos livros aqui utilizados e por elas escritos.

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Neves, M. O. (2012). Oficinas de texto: um novo olhar sobre a leitura e a produção textual. Signo, 37(62), 335-347. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2314

Edição

Seção

Compreensão leitora