Processo de leitura e internet: considerações relevantes

Autores

  • Cláudia Strey

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2338

Palavras-chave:

Leitura, Internet, Cérebro, Linguística

Resumo

A proposta do artigo está centralizada no debate atual envolvendo cognição, leitura e internet. Em um primeiro momento, apresentam-se os argumentos envolvendo neurocientistas, tais como Pinker (2010) e Carr (2010). Após, de acordo com os fundamentos metateóricos propostos pela Metateoria das Interfaces (COSTA, 2007), objetiva-se redesenhar o debate através da construção de uma interface interna entre Psicolinguística, Semântica e Pragmática, a fim de explicar as diferenças nas leituras realizadas de forma tradicional e online. Ancora-se, assim, uma análise da leitura baseada em três hipóteses: (i) a linguagem está baseada em mecanismos lógico-linguístico-comunicativos; (ii) é preciso compreender o funcionamento de tais mecanismos, bem como as noções de adequação a diferentes contextos, a fim de delinear os diferentes tipos de leitura e as possíveis consequências para a estrutura cerebral; (iii) assim como a forma de uma expressão acarreta mudanças semântico-pragmáticas, a mídia em que determinado texto se encontra interfere no seu conteúdo e, consequentemente, no processamento cognitivo do leitor. O seguinte artigo tem como objetivo, portanto, investigar uma perspectiva de tratamento da leitura enquanto processo cognitivo e inferencial, a fim de ilustrar que a leitura feita na internet, apesar de ser diferente da tradicional, deve ser alvo de estudos teóricos adequados, com capacidades descritivas e explanatórias relevantes.

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Strey, C. (2012). Processo de leitura e internet: considerações relevantes. Signo, 37(62), 129-144. https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2338

Edição

Seção

Leitura e processos cognitivos