O hipertexto e a não linearidade textual como agente facilitador da aprendizagem

Angélica Ilha Gonçalves, Guilherme da Silva dos Santos, Maria Tereza Nunes

Resumo


No cenário moderno, com a incorporação das tecnologias da Internet à
educação, o hipertexto apresenta-se como um recurso de significativa importância
no desenvolvimento da aprendizagem. Considerando esta perspectiva, o presente
trabalho tem por objetivo discorrer sobre o modo como este recurso atua como
um agente facilitador da busca pelo saber. Por hipertexto, entende-se uma “forma
dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras interfaces semióticas,
adiciona e condiciona à sua superfície formas outras de textualidade” (XAVIER,
2010, p. 208). Sendo assim, um hipertexto é um texto inserido num apoio virtual
que possibilita a leitura de outros textos a partir dele. Em outras palavras, é um
“texto dentro de outro texto”. Dessa forma, o hipertexto possibilita ao leitor o
dinamismo de estar inserido em várias discussões acerca do seu tema de estudo,
proporcionando uma interação diferenciada entre aluno e texto, o que pode tornar
a aprendizagem mais acessível e fácil. Por outro lado, do leitor que utiliza o
hipertexto como fonte de leitura é exigido um esforço no tangente a atos
inferenciais, devido a sua não linearidade, sendo necessário que o participante
seja mais ativo nesse processo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v37i62.2887

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