A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Angela Ines Klein, Regina Ritter Lamprecht

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados da dissertação de mestrado que pesquisou a compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
A amostra estudada compôs-se de alunos freqüentadores da quarta série do ensino fundamental residentes no município de Teutônia, Rio Grande do Sul. Foram selecionados três alunos com o diagnóstico de TDAH e que estivessem tomando medicação supervisionada por um médico neurologista. Para cada aluno com TDAH foram selecionados três sujeitos sem a presença do transtorno, que deveriam estar estudando na mesma sala. Desta forma, responderam aos testes nove sujeitos controle e três experimentais.
Embora o estudo esteja baseado numa análise qualitativa, os resultados levam à seguinte conclusão geral: os alunos com TDAH podem apresentar resultados tão bons quanto os de seus colegas de sala em testes de consciência fonológica e de compreensão em leitura, sendo para isso necessário uma orientação de alguém para a realização do teste e também dispor de tempo para a realização do teste, o que significa mais tempo se comparado a seus colegas de sala.
Além disso, é importante que a criança esteja sob acompanhamento médico a fim de verificar a necessidade do medicamento e a dosagem adequada da medicação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v37i63.2969

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo