Aquisição de vocabulário: processo e ensino

Autores

  • Leonilda Procailo
  • Graziella Araújo de Oliveira Lapkoski

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2977

Palavras-chave:

vocabulary acquistion, reading

Resumo

A construção de significado a partir de um texto escrito não depende unicamente de conhecimento de vocabulário. Contudo, pesquisas têm demonstrado que leitores menos fluentes precisam aumentar seu repertório vocabular para não afetar a leitura fluente. Se o leitor fracassa em trazer o significado de uma palavra para sua memória de trabalho durante o processo de leitura, a coerência global pode ser afetada, já que ele não consegue ativar conhecimento prévio para interagir com informações do texto. Em contextos de ensino de língua estrangeira, uma prática intensiva de construção de vocabulário pode ajudar leitores menos fluentes no processo de interpretação de textos. Nesse sentido, discutimos alguns conceitos relacionados a significado de “palavra”, unidade lexical, léxico mental, entrada lexical na L1 e L2, competência lexical e automaticidade de reconhecimento e produção lexical. Como contribuição à prática em sala de aula, propomos uma discussão sobre conhecimento e ensino de vocabulário, relacionando o tópico ao processo de leitura de acordo com o sistema de memória da Psicologia Cognitiva.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

Procailo, L., & Lapkoski, G. A. de O. (2012). Aquisição de vocabulário: processo e ensino. Signo, 37(63), 146-159. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2977

Edição

Seção

Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura