A interferência da polissemia do verbo fazer em sentenças causativas: uma análise linguística e cognitiva

Autores

  • Glenda Aparecida Queiroz Milanio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Wasney de Almeida Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4151

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar se a polissemia do verbo fazer influencia na frequência de sentenças causativas (analíticas e semi-analíticas) construídas com esse verbo, tendo como aporte teórico os pressupostos da Linguística Teórica. Para isso, aplicamos o teste estatístico qui-quadrado, bem como o coeficiente de contingência modificado, visando a comparar o verbo causativo fazer (por ser mais polissêmico) com outros verbos causativos menos polissêmicos (assegurar, causar, cuidar, provar e provocar). As análises estatísticas e linguísticas demonstraram que há associação mediana (C*=0,53231) entre a polissemia do verbo fazer e sentenças causativas, embora a polissemia reduza a probabilidade de construções causativas com esse verbo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glenda Aparecida Queiroz Milanio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e cursou pós-graduação lato sensu em Gramática da Língua Portuguesa na mesma instituição.

Wasney de Almeida Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Psicologia (bacharel e psicólogo - FAFICH/UFMG), mestre em Linguística Teórica e Descritiva (Lingua em Uso: Linguística Cognitiva - FALE/UFMG) e doutorando em Saúde Pública (Epidemiologia das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Ocupacionais - FM/UFMG) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo de Estudos Cognitivos no Discurso (NECODI/FALE/UFMG), do Grupo Metáfora, Cognição e Cultura (FALE/UFMG) e do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA/FM/UFMG). Tem interesse, em especial, pelas Ciências Cognitivas (Psicologia Cognitiva, Linguística Cognitiva, Neuropsicologia, Neurociência, NeuroQuantology, Gerativismo, Filosofia da Ciência etc.)

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Milanio, G. A. Q., & Ferreira, W. de A. (2013). A interferência da polissemia do verbo fazer em sentenças causativas: uma análise linguística e cognitiva. Signo, 38(65), 98-113. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4151

Edição

Seção

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013