A aquisição da morfologia verbal em um estudo comparativo entre crianças bilíngues e monolíngues

Autores

  • Liane Barreto Silva Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Aline Lorandi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4174

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa de campo voltada para a aquisição morfológica. Foram comparados os dados de uma criança bilíngue (português e espanhol) e outra monolíngue (português), a fim de problematizar questões referentes à morfologia verbal do português. Como pressuposto teórico, o trabalho baseia-se nos estudos sobre o bilinguismo de Romaine (2004), entendendo que o desenvolvimento de duas línguas concorrentes no sistema linguístico acarreta diferenças no vocabulário entre bilíngues e monolíngues. A metodologia empregada no trabalho foi composta por testes elaborados a partir dos estudos de Berko (1958) e de Lorandi (2011) e, por serem escassos os estudos sobre aquisição da morfologia, esta pesquisa diferencia-se porque desenvolveu uma metodologia específica para a coleta de dados, a qual evidencia o conhecimento verbal das participantes. Os resultados obtidos a partir do levantamento dos dados mostraram que realmente existem diferenças relevantes de vocabulário entre as participantes, mas provocaram reflexões referentes ao falante bilíngue e a escolha da língua que utiliza para se comunicar, dependendo do contexto e, principalmente, de seu interlocutor. Espera-se com este trabalho complementar os estudos sobre bilíngues, bem como aprimorá-lo em trabalhos futuros a fim de confirmar possíveis resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Barreto Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Letras pela UNIPAMPA e atualmente aluna do curso de Especialização em Linguagem e Docência pela mesma Universidade.

Aline Lorandi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Pampa. Atuo no curso de Letras e trabalho, de modo especial, com temas ligados à Psicolinguística e à Aquisição da Linguagem.

Downloads

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Silva, L. B., & Lorandi, A. (2013). A aquisição da morfologia verbal em um estudo comparativo entre crianças bilíngues e monolíngues. Signo, 38, 96-123. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4174

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo