Estratégias cognitivas de compreensão do humor de uma tira cômica

Autores

  • Rafahel Jean Parintins Lima Instituto de Estudos da Linguagem/ Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4599

Palavras-chave:

Sentido. Compreensão. Humor. Quadrinhos.

Resumo

O objetivo deste texto é elencar as estratégias cognitivas exigidas para a compreensão dos sentidos envolvidos no humor de um espécime textual do gênero tira cômica. Realizamos, primeiramente, uma apresentação dos estudos da construção textual do humor em tiras cômicas. Posteriormente, tratamos do fenômeno da compreensão de textos na perspectiva sociocognitiva da linguagem (VAN DIJK, 2012; KOCH, 2011b), explicitando a pergunta que guia este trabalho. Em seguida, apresentamos e analisamos uma tira cômica da série Níquel Náusea, de Fernando Gonsales, cartunista brasileiro. Nossas análises se centram na materialidade textual no sentido de apontar os processos cognitivos exigidos para a compreensão textual. Os resultados obtidos sublinham a exigência da interpretação de elementos verbais e não-verbais, da identificação do caráter de comicidade dos elementos semiológicos, do reconhecimento do gênero tira cômica, da evocação de situações por meio dos elementos verbais e não-verbais e da identificação de (in)verossimilhança. Concluímos que essas exigências cognitivas se diferenciam, no entanto, em seu grau de importância para a compreensão do humor na tira, sendo a evocação de cenas por meio dos elementos semiológicos a mais determinante.

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Biografia do Autor

Rafahel Jean Parintins Lima, Instituto de Estudos da Linguagem/ Universidade Estadual de Campinas

Programa de Pós-graduação, Mestrado em Linguística

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Publicado

2014-01-03

Como Citar

Lima, R. J. P. (2014). Estratégias cognitivas de compreensão do humor de uma tira cômica. Signo, 39(66), 301-314. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4599

Edição

Seção

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014