De África, de Áfricas e outros silenciamentos: da tradição oral à materialidade ficcional de Paulina Chiziane

Autores

  • Rafael Hofmeister de Aguiar Universidade Feevale.
  • Daniel Conte Universidade Feevale
  • Ana Lúcia Tettamanzy Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4669

Palavras-chave:

Tradição. Oralidade. Colonizador. Colonizado. Chiziane.

Resumo

Este trabalho aborda uma concepção relacional entre colonizador e colonizado e alguns silenciamentos históricos impostos à África, a partir do romance Sétimo juramento, de Paulina Chiziane (2000). Primeiramente, volta-se à construção do discurso colonialista nas reflexões Shoahat e Stam (2006), remetendo aos estereótipos culturais acerca de África e da sua transformação em preconceitos sobre o continente. Depois, objetiva-se ver como a ficção de Chiziane rompe com os silenciamentos de África, trazendo à tona uma tradição oral moçambicana que sofreu processo de apagamento ao longo da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Hofmeister de Aguiar, Universidade Feevale.

É mestre em Processos e Manifestações Culturais pela mesma Universidade e doutorando em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rafael Hofmeister de Aguiar atua nas disciplinas de Antropologia e Filosofia no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Feevale.

Daniel Conte, Universidade Feevale

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela UFRGS. Professor do Curso de Letras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Tutor PET-interdisicplinar (MEC/FNDE).

Ana Lúcia Tettamanzy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Tem experiência em ensino e pesquisa em Literatura Brasileira e Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas, com ênfase nos seguintes temas: narrativa oral, história, identidade, modernidade, culturas populares, performance e ensino. É coordenadora do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (Biênio 2012-2014)

Downloads

Publicado

2014-01-03

Como Citar

Aguiar, R. H. de, Conte, D., & Tettamanzy, A. L. (2014). De África, de Áfricas e outros silenciamentos: da tradição oral à materialidade ficcional de Paulina Chiziane. Signo, 39(66), 127-150. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4669

Edição

Seção

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014